PDA

Ver Versão Completa : Trabalhando com Casais



PbLuizHenrique
12-06-07, 12:04 PM
AMOR NO CASAMENTO:

Hoje, é comemorado o Dia dos Namorados. Esta data será cercada de romantismo entre os casais. Muitos comemorarão esta data com um passeio, um jantar em algum restaurante, dando e recebendo presentes, etc. Muitas juras de amor serão trocadas, nada de mal há nisso, mas e o amor no casamento, como está?
Vivemos dias em que o modelo de família estabelecido por Deus, tem sido combatida dia a dia, tornando-se alvo do inimigo de nossas almas, que tem insistido em se utilizar de seus ardis.
Diante disso, creio que no Dia dos Namorados precisamos repensar o amor conjugal que leva à formação da família e ainda na importância da preservação e incremento desse amor.
O amor conjugal precisa ser uma união de todos os tipos de amor. Tem sido muito enfatizada a necessidade do romantismo. De fato, é muito importante que se reavive o romantismo do casal. Entretanto, creio que é ainda mais importante que se reavive o amor sacrificial do casal, o amor de Deus, o amor que está escrito na bíblia, a palavra de Deus (I Co 13:4,7).
As escrituras nos mostram em relação ao marido: "Maridos, amai vossa mulher, como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela,...". (Efésios 5:25). Com relação à esposa: "...a fim de instruírem as jovens recém casadas a amarem ao marido..." (Tito 2:4).
Fica claro pelo que as Escrituras dizem que é esperado que marido e esposa se amem com o amor de Deus, o amor sacrificial, o amor que é mais atitude que sentimento.
Este amor fará com que o casamento seja sólido e vença os momentos em que haja falta de romantismo; dessa forma, haverá muito mais disposição para o romantismo, pois é muito mais fácil querer agradar, presentear e desfrutar da convivência romântica de nosso cônjuge quando nos sentimos amados sacrificialmente por ele, vemos o seu esforço, a sua dedicação para o bem da família, como recomendado biblicamente.
Busquemos em Deus termos atitudes de amor, servindo ao nosso cônjuge, sacrificando-nos por ele, depois, então, sejamos românticos em nossa relação com ele. Cremos, desta forma, que estaremos cumprindo o propósito de Deus para a família.
Que Deus abençoe os casais do Bairro Castelo Branco e de toda a nossa região do Seridó, e ainda dos casais cristãos do mundo todo! Sacrifiquem por quem vocês amam.
Fiquem na Paz e no Amor do Senhor Jesus Cristo!
“Deus é amor”

Autor: Pastor Romualdo de Souza Corrêa (Campinas-SP)
Compilado e adaptado pelo Pb. Luiz Henrique, servo do Senhor na Igreja Assembléia de Deus(Missões) em Caicó-RN, dia 12 Jun 07

Adriana Carvalho
28-01-08, 11:13 AM
olá amadas irmãs, fico feliz que estejam querendo saber sobre os casais, bom esse é nosso segundo ano trabalhando com casais de nossa igreja , temos conosco 30 casais , fizemos um trabalho com eles o ano passado que foi uma benção, tivemos uma frequência o ano inteiro de 30 casais participando todos os meses , pois trabalhamos com eles em duas formas , temos o encontro mensal com todos os casais e trabalhamos com a escola conjugal ,nela temos o discipulado com um grupo de casais , que querem tranformar e aprender a vontade de Deus em seu casamento, com um estudo de 13 lições essas reuniões na escola conjugal é uma vez por semana,bom trabalhamos com varios assuntos ligados aos conjuge, trabalhamos em nossas reuniões com muitas dinamicas, teatros, retiro, procuramos insentivar os casais para que a cada reunião eles queiram voltar novamente , e eles sempre querem mais. irmãs vou ver com posso postar alguns dos nossos trabalhos amém. :wink:

Rosana Lucena
28-01-08, 11:26 AM
Excelente Adriana!!!
E os assuntos do currículo que vcs utilizam com os casais, voces criaram ou utilizaram o material pronto de algum lugar? as reuniões sao durante o horário da EBD.
Beijo, Dri...

Bem, quero aproveitar e convidar os demais professores que trabalham com casais pra postarem suas experiência também. Será uma benção!!!

Adriana Carvalho
02-02-08, 03:34 PM
tItúlo: Medo de Desafio

Material: caixa, chocolate,e aparelho de som(CD)
Procedimento:
encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloqueno fundo o chocolate e um bilhete:
COMA O CHOCOLATE!
pede-se aos casais que faça um círculo, o coordenador segura a caixa e explica aos casais:
estão vendo esta caixa?
dentro dela existe uma tarefa a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar por ultimo terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja a tarefa e ninguém vai poder ajudar, o desafio deve cumprir apenas por quem ficar com a caixa na mão por ultimo .( o interesante é que você assuste os casais , dizendo que a tarefa é dificil, ou não vai poder ter vergonha de cumprir a tarefa coisas que eles fiquem com medo de ficar por ultimo entende)
então o lider pede para que eles começem a passar a caixa um na mão do outro e toca-se um hino bem alegre, então para-se a musica e aquele que ficou com a caixa nas mãos sai da roda e continua a brincadeira até ficarem só dois , dai toca -se novamente a musica e quando parar a musica com quem ficar a caixa esse terá que cumprir a tarefa.
Objetivo:( Conclusão lida no final da dinâmica)É mostrar aos casais que como covardes e temos medo diante de situações que possam representar perigo. Devemos aprender que em Deus podemos superar todas as lutas, e desafios que são colocados em nosso casamento, por mais que pareça tudo tão assustador e desesperador, pois quando colocamos Deus a frente o final pode ser de uma vitoria saborosa e feliz.
Que Deus possa falar com o grupo de casais de sua igreja , fizemos essa dinâmica em nossa reunião e foi uma benção para os casais , pois muitos tinham medo de enfrentar situações em seu casamento porque se esqueceram que quando colocamos Deus a frente nos nos tornamos mais que vencedores. se gostaram me respondam para saber se pude ajudar vocês amém .

Adriana Carvalho
03-02-08, 01:09 PM
oi irmã , a paz descupe por não ter respondido antes é que estes dias não tenho acessado pois estou com muitos detalhes par terminar para nossa primeira reunião do ano 2008 com nossos casais, será agora dia 09/02 sabado e você sabe é um detale aqui outro ali , com somos lideres tem que estar tudo muito bonito para receber nossos amados casais, mais sobre sua pergunta , bem o ano passado trabalhomos durante 08 meses com nossos casais com um trabalho maravilhoso, nos 04 primeiros meses trabalhamos com eles o seguinte tema: AS QUATROS ESTAÇÕES DO CASAMENTO, cada mês uma estação diferente , trabalhomos dinâmicas, teatro, ministração, terminado esse tema, começamos outro tema : AS CINCO LINGUAGEM DO AMOR, é maravilhoso este tema porque cada mês é uma linguagem diferente, posso te dizer que os casais aprende a conhecer qual é a linguagem do seu conjugê, e els mesmo se surpreênde pois tivemos muitos testemunhos de casais que nen imaginava qual era a linguagem do seu amado ,ou amada, olha cada linguagem convidavamos uma pessoa que falava aquela linguagem para vir ministrar , é maravilhoso o mover de Deus quando aprendemos a conhecer nosso conjugê, esse trabalho é feito mensalmente com todos os casais da igreja uma vez por mês , que é todo segundo sabado de cada mês, e temos o discipulado que é feito com os casais novos convertido na igreja e casais que nunca fizeram esse discipulado, pois aprendem o que Deus quer realmente do casamento, trabalhamos no discipulado uma vez por semana com apostila, que tem 13 lições que são :CASAMENTO UM PROJETO DE DEUS, até AQUECENDO O NINHO, que é a parte da relação da intimmidade do casal, esse trabalho do discipulado é com no maximo 07 casais e no final do curso temos uma formatura , é maravilhoso que a cada formatura casais que nubca se casaram na igreja, ou até mesmo que não se casaram ainda no cartorio tomam a posissão de regularizar sua situação perante o Homem ,e Deus é maravilhos .
enfim temos um trabalho ardo você sabe pois essa aréa de familia é uma a'rea que o inimigo mais atinge por ser uma instituição que Deus ama tanto, porque a FAMILIA É UM TESSOURO DE DEUS. espero ter respondido suas duvidas , mais qualquer duvida é só me pedir ajuda , amém, bjosssssssss

SandraMac
03-02-08, 01:33 PM
Este livro eu já li e gostei muito!
Por que será que os casais não falam a mesma língua?
Contrariando a idéia de que o amor tem uma linguagem universal, o dr. Gary Chapman demonstra que as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, que ele denomina linguagens do amor.
Após anos de experiência como conselheiro de casais e palestrante em seminários, Chapman identificou cinco delas:

• Palavras de afirmação
• Tempo de qualidade
• Presentes
• Atos de serviço
• Toque físico

As cinco linguagens do amor mostram por que só nos sentiremos realmente amados e compreendidos quando a pessoa amada nos expressar seu amor através de nossa linguagem única. Aprendida na infância, ela sensibiliza e alcança, de maneira poderosa e plena, nosso jeito especial de nos sentir amados.
Você já descobriu sua linguagem do amor? E a linguagem da pessoa a quem você ama? Então, descubra-as nas páginas deste livro.
http://www.submarino.com.br/books_produ ... 16#content (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query =ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=150753&ST=CM45516#content)

Sobre o autor:
Gary Chapman é autor de vários livros sobre relacionamento conjugal, sendo As cinco linguagens do amor seu maior sucesso editorial.
No casamento, a gente só entende o clima quando olha para dentro da janela.
Os orientais avaliam ânimos e humores pelas estações do ano. E os casamentos, em certo sentido, se assemelham muito aos sentimentos que cada uma delas propicia. O verão é cheio de alegria, celebração e atividade. O outono carrega ares de tristeza, angústia e perda. A primavera traz expectativas, promessas e a oportunidade do recomeço. O inverno, por sua vez, é a época da frieza, da indiferença e do isolamento.
Em qual das estações você vive com seu cônjuge? O que tem feito para tornar seu relacionamento cada vez mais estável, feliz e emocionalmente rico? Gary Chapman, autor de As cinco linguagens do amor ? um sucesso que gerou várias continuações e presença constante em listas de mais vendidos, entre as quais a liderança por várias semanas do ranking de livros religiosos da respeitadíssima Publishers Weekly ?, tem uma ajuda preciosa para oferecer.
http://www.mundocristao.com.br/autordet ... d_autor=13 (http://www.mundocristao.com.br/autordet.asp?cod_autor=13)
______________________________ ______________________________ ____


No casamento, a gente só entende o clima quando olha para dentro da janela.

Clique aqui para assistir vídeo (5MB) com Renato Fleischner, editor da Mundo Cristão, sobre o livro.
http://www.mundocristao.com.br/video/p10489.wmv

Os orientais avaliam ânimos e humores pelas estações do ano. E os casamentos, em certo sentido, se assemelham muito aos sentimentos que cada uma delas propicia. O verão é cheio de alegria, celebração e a

Adriana Carvalho
04-02-08, 08:52 AM
bom dia Sandra , é estes dois livros são maravilhosos para ser lido por quem trabalha com casais, e até mesmo para fazer um trabalho especial em cima desses temas , que podem ser tratado em partes individuais de cada tema durante cinco meses com fizemos em nossso grupo é maravilhoso ,pois faz os casais olharem para a linguagem que seu conjugê fala .
exemplo: A esposa fala a linguagem de qualidade de tempo, mais o esposo fala a linguagem de palavras de afirmação, mais muitos casais não sabe qual é a linguagem que seu conjugê fala , quando trabalhomos com esses temas em reunião é surepriendente para cada casal, pois muitos vivem anos juntos e nem se dão conta de como é impotante aprender e praticar a linguagem do seu conjugê , quando passamos a entender istos e praticar em nosso casamento muitas mudança acontece e percebemos a mudança que se faz em nosso lar. vocêsa que vão fazer um trabalho com os casais de sua igreja façam este estudo com eles e todos vão se surpriênder com os resultados.
--------------------------------------------------------------------------------------
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos se não tiver amor eu nada serei

Adriana Carvalho
06-02-08, 09:04 AM
oi Elisa , fico em feliz em poder ajudar , achei legal a sua idéia de fazer um jantar para o dia do amor, olha este texto acho que vai ser uma idéia bem impactante para os casais quando eles lerem fica legal você escrever como se fosse um cartão e os esposos entregarem para as esposas, você faz um elogio para os esposos pela iniciativa de dar um cartão para as esposas, e pede para uma delas ler o que tá escrito elas em primeiro momento iram ficar chocada ,depois você pede para o esposo da mulher que leu o cartão ker novamente para ela agora ao contrario em voz alta e elas iram perceber o que é realmente o sigificado do cartão , fiz isto com os casais e foi um resultado bem bacana pois havia casais naquele momento que estavam precisando houvir algo de seu conjugê que dissesealgo profundo é legal colocar uma musica de fundo na leitura da primeira vez, e depois uma musica que fale de amor na segunda leitura de uma olhadinha no texto se não entender me avise mais é bem facil de ler:
Texto: QUERO TE DIZER:
Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci !
E jamais usarei a frace
EU TE AMO !
Sinto , mais tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
Agora leia ao contrario de baixo para cima , sempre lendo da esquerda para direita assim:
Quero te dizer:
É tarde demais...
Sinto, que tenho que dizer a verdade
EU TE AMO !
E jamais usarei a frase
Já te esqueci !
Sinto cada vez mais que
Alimento uma grande amor.
Não poderia dizer jamais que
Você não significa nada.
Sinto dentro de mim que
Nada foi em vão.
Tenho certeza que
Ainda te quero com sempre quis.
Estarei mentindo dizendo que
NÃO TE AMO MAIS.
faça e depois nos diga se foi bom e teve alguma surpresa, bjossssssssss

Adriana Carvalho
06-02-08, 09:43 AM
A paz a todos e bom dia, olá irmãos vai ai mais uma dinâmica para vocês trabalharem com os casais>
Texto. COMO ESTA SEU CASAMENTO :
material:
1 banana bem bonita e não muito madura
1 agulha
prepare antes da reunião começar para que os casais não vejam .
pega -se a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca da banana até que você perceba que transpassou o miolo da banana e encostou no outro lado da casca sem furar o outro lado da casca em e nesse furro faça movimento vai e vem para poder corta a banana isso você vai fazer em toda a banana de um espaço entre um furro e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa . é assim você vai fazer isto e quando você for fazer a dinâmica você ira perguntar para os casais com esta seu casamento ?

Olhem essa banana que linda não é você ver algum machucado nela ela esta com aparência de que esta com algum problema ?
e peça para eles responderem, eles responderam que não então você pega e vai descascando a banana devagar para que vai se caindo rodelas de banana , e você fala para eles:
Então queridos olha só agora com esta a banana que se aparentava linda por forra só que por dentro esta toda cheia de pedaços , e você pergunta novamente?
E como estão com o casamento de vocês lindo perfeito com a banana alguns minutos atras ou assim como esta agora?
E comentar com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outro que são lindo maravilhos e até mesmo perfeito, que não necessitam de ajuda nenhuma será que hoje vocês não estão precisando de alguma ajuda em seu casamento? e complemente com suas palavras essa dinâmica da um momento de reflexição para todos pensarem pois muitos acham que não precisam de ajuda de ninguém para resolverem seus problemas com sua esposa , esposo , filhos será que não precisamos mesmo?
espero que gostem dessa Dinâmica . bjosssssssssss

Rosemeire
07-02-08, 01:08 PM
Peguem uma serie de estudos sobre O LAR CRISTÃO aqui:
http://www.biblecourses.com/po_lessons. ... istianHome (http://www.biblecourses.com/po_lessons.htm#ChristianHome)
http://www.clickfamilia.org.br/
http://www.amorconjugal.com.br/

Neste site tem mensagens para casais que podem ser usadas em encontros ou palestras:
http://deborarosario.zip.net/familia/
http://www.estudosdabiblia.net/familia.htm

Rosemeire
14-02-08, 04:03 PM
Caixas e sacolinas lindas

Adriana Carvalho
16-02-08, 04:32 PM
olá amados irmãos desculpem-me por não ter enviado nada por estes dias é que estava ocupada com os preparativos do nosso primeiro encontro do ano com os casais logo postarei fotos da reunião irmãos me perdoem por não colocar nada por estes dias mais é tanto trabalho tantos detalhes para deixar tudo muito lindo para os nossos casais, estarei postando um teatro par ser feito em culto da familia de suas igrejas : só gostaria de saber como enviar pois esta no meu arquivo Meus Documentos e gostaria de saber como enviar para esta pagina , enquanto não descubro como enviar então vai uma idéia que fiz com os casais para motiva-lós a participarem das reuniões:
1- trabalhamos com nossos casais sempre incentivando eles , no ano passado fizemos um cartão de presença para os casais, e entregamos a eles e dissemos que o casal que não tivesse nenhuma falta no coração receberia um presente especial no final do ano na confraternização, irmãos foi tremendo o resultado, e demos aos casais que não tiveram nenhuma falta uma toalha bordada com o nome deles claro uma para o esposo e outra para a esposa com um sabonete eles ficaram tão felizes , irmãos foi muito bom e este ano teremos novamente este insentivo em nossas reuniões mensais , de uma olhadinha no material que vão utilizar:
Material:
folha de papel cartão vermelhocotado em forma de coração.
coraçãozinhos cortado com cortador de e.v.a
Montagem do cartão :
cotar o papel cartão em forma de coração , e fazer os doze mesês do ano se vocês começarem as reuniões em janeiro , se não colocar os meses a partir do mês em que se começar as reuniões. colocar o nome de cada casal no cartão e entregar a eles , e pedir para que tragam a cada reunião, e colar um coraçãozinho a cada mês , e terer com vocês uma lista com os nomes dos casais e a cada reunião marcarem em sua lista a presença dos casais que foram colados os coraçãozinhos para controle de vocês isto é uma forma de mante-lós com vontade de estarem nas reuniões,
_ e que a cada mês receberam um coraçãozinho de presença, e diga que receberão um presente no final do encontro no final do ano, mais irmão se forem ultilizar esta chamadinha com os casais deixar bem claro a eles que só receberam o presente os casais que não faltarem , não tem justificativas de falta é muito bom insentiva-lós espero que possa ter ajudado vocês. bjosssssss

Adriana Carvalho
16-02-08, 06:56 PM
DINÂMICA PARA CASAIS:
Material:um urso de pelúcia.
Porcedimento:
formar um circulo com todos os casais e passe o urso de mão em mão, e pedir para a pessoa que estiver com o urso nas mãos falar em voz alta o que tem vontade de fazer com o urso . e ir passando um por um e falando, quando chegar no ultimo , pedir para a pessoa que faça o que disse que gostaria de fazer com o urso para eles fazerem com seu Conjuguê .
OBJETIVO DA DINÂMICA:
Mostrar aos casais que muitas vezes não mostramos ao outro nossos sentimentos por ele esta dinâmica é bem descontraida serve de motivação para os casais.

Adriana Carvalho
16-02-08, 07:10 PM
DINÂMICA PARA CASAIS:
PERDÃO:
Material: limonada sem açúcar ( copos)um por casal; colherinhas e açúcar.
Montagem:
Ofereça um copo de limonada sem açucar, um por casal, e levá-los a experimentar o suco.E comentar com esta sendo desagradevel tomar aquele suco amargo.
Oferecer , a seguir o açucar que será acresentado a critério de cada casal dentro de sua nescessidade.
Objetivo:
Mostrar ao casal que quando deixamos de perdoar nosso conjuguê por algo que ele no fez nos tornamos pessoas amarga como o primeiro suco, e Deus não age para nos ajudar a resolver o problema, mais quando liberamos o perdão é como o açucar na limonada fica muito bom, a vida conjugal volta a ter sabor diferente , e Deus opera em nosso favor

Adriana Carvalho
16-02-08, 08:04 PM
DINÂMICA: EM DUAS ETAPAS>
Esta dinâmica é muito boa pois faz um certo suspense entre os participantes na entrega do convite com o frasco.
Material:
1-SAQUINHO DE EMBALAGEM TRANSPARENTE QUE CAIBA O FRASCO.
2-FRASCOS DE COMPRIMIDO ( costuma se encontrar em farmacias de manipulação ou em casas de embalagens) Obs: Não pode ser transparentes, e entregar o vidro sem tampar , pois deve ser tampado depois de colocado o docinhos no vidro. um vidro pequeno que caiba uns 30 comprimidos.
3-CONFEITES COLORIDOS COMESTIVEIS REDONDO TIPO COMPRIMIDOS
(encontra-se em casas de alimentos naturais por quilo) Quantidade depende de numero de participante é um frasco por casal.
Montagem:
fazer um convite para a reunião e colocar um texto :
VENHA CONHECER A FORMULA QUE PODE MUDAR SEU CASAMENTO!
Entregar o convite junto com o frasco vazio sem os docinhos dentro do saquinho, pedir para não esquecer de levar a reunião.
montar uma bula para ser entregue no dia da reunião, quando os casais trouxerem o frasco para vocês na reunião colocar os docinhos e lacrar o frasco. quando for fazer a dinâmica entregar o frasco e a bula , e ler para os casais a bula e esplicar que esta formula é para alegrar o seu casamento.

[b]BULA - MOTIVOX - 1000 mg
APRESENTAÇÃO: Frasco com 30 comprimidos
COMPOSIÇÃO : Cada comprimido restido de MOTIVOX 1000 mg contém:
Fidelidade-------100% Dedicação-------100% Obediência-----100%
Confiança--------100% Compromisso----100% Sinceridade---- 100% Sabedoria--- 00% Amor---100% Responsabilidade--100%

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

INDICAÇÃO: MOTIVOX 1000 mg deve ser mantido em todos os locais, em embalagem original ao alcance de cada cônjuge.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: MOTIVOX 1000 mg é indicado par cada pessoa que precisa de reforço para o espírito, alma, e corpo.
CONTRA INDICAÇÃO: Não há nenhuma.
PRECAUÇÃO: O uso de MOTIVOX 1000mg exige que o paciente esteja com o coração bem limpo para que ele venua fazer efeito.
POSOLOGIA: Em caso grave , tomar um comprimido pela manhã , tarde, noite, acompanhado de um devocional e duas orações ao dia.
SUPERDOSAGEM: Não há relato de intoxicação por superdosagem.
"Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientações com o Médico dos Médicos-Jesus Cristo, 24horas".
RESPOSÁVEL TÉCNICO: DR. Espírito Santo.

Adriana Carvalho
14-03-08, 10:34 PM
Faça este trabalhado com tecidos é barato e fica lindo :

PAREDES:
Pegue alguns retalhos de tecido que estica, no tamanho de 1,70cm por 1,30cm compramos em casa que vende retalhos é bem barato nas cores vermelho e branco.
Corte em forma de triangulos os tecidos vermelhos no caso dois triangulos, e o branco você usa de fundo, amarre nas tres pontas uma pedrinha para dar sustentação e amare com linha de anzol .
As duas pontas iguais serão amarradas da seguinte forma: uma você amara no teto , a outra ponta igual você amarra na parede puxando para o lado esquerdo em baixo, de forma que o tecido fique bem esticado.
A outra ponta que é maior você amarra no mesmo rumo da outra em baixo, mas puxando para o lado direito, faça isto com o outro triangulo mas do outro lado da parede da mesma forma só que inverta os lados. Uma das pontas iguais para o teto, outra para o lado direito da parede e a maior para o lado esquerdo - o segredo é puxar bem para que o tecido fique esticado.
O tecido branco você usa de fundo, se a parede for de uma tonalidade mais escura que o vermelho isto deve ser dividido entre os dois lado da parede - fica muito bonito.

MESAS
Centro de mesa.Vc pode colocar um potinho com tampa e dentro balinhas de goma coloridas , fazer um furo na tampa e amarrar uma beixiga de coração ,serve para decorar a mesa e como lembrancinha tambem.
Para forrar as mesas você pode comprar T.N.T- que é barato - nas cores vermelho e branco e cortar quadrados o branco maior e o vermelho menor e forrar as mesas.

Fazer frases com dizeres de amor.

Os casais podem escrever bilhetes e arrumar um irmão para se vestir de carteiro e no meio do encontro entrar gritando : - Olha o carteiro! ... e entregar os cartões para a pessoa. Fica bem descontraido e o resultado é muito legal,.

Adriana Carvalho
14-03-08, 10:56 PM
Eles aproveitam o maximo do tempo que tem para ficar juntos.
ELA: _ Bom dia Meu amor, Dormiu bem?
ELE: Bom dia querida! eu dormi bem e você?
ELA: Faz o café
ELE: acorda as crianças
ELE: Arruma a mesa eles tomam café todos juntos,
ELA arruma a cama
ELA:se despede dele com um beijo , e leva as crianças para a escola As 11:30 horas ele a pega no trabalho e vão juntos almoçar em casa, com os filhos
ELA: Prepara o almoço
ELE: coloca a mesa em meios as tarefas ,eles trocam olhare e comentam como esta sendo o dia de cada umJuntos tiram a mesa
ELA: lava a louca
ELE:seca e guarda voltam ao trabalho.Se despendem com um beijo durante a tarde ele tem uma folguinha no intervalo do café e da um ligadinha Para dizer que a ama.As 18:00 horas. Fim do expediente
ELE: a busca no trabalho Passam no mercado, compram , e em meio as compras eles trocam olhares apaixonados na fila do caixa dividem as sacolas,em casa guardam as compras juntos
ELA: prepara o jantar
Eles jantam juntos , na mesa com os filhos ele diz a ela: Querida você esta maravilhosa!
ELA: Você é o homem que sempre pedi a DeusTerminam o jantar
ELA: lava a louca
ELE: seca e guarda
ELE: a convida para ir tomar um sorvete, só os dois, ela aceita e deixam as crianças com os avôs.Quando chegam do passeio,
ELE: coloca as crianças para dormir eVão para o quarto deitados conversam um com o outro por alguns minutos,Oram juntos e vão dormir abraçadinhos.Amém :wink:

Adriana Carvalho
16-03-08, 02:01 PM
Acordam atrasado, apavorados .
ELE: Procura a meia Os filhos gritam cadê meu uniforme.
ELA: Procura o sapato.
ELE: O mulher porque você não me acordou quando o relógio tocou?ELA: Nem liga, prepara o café.
ELE: vai para o banheiro fazer a barba e fica gritando para as crianças se arrumarem logo.
ELA: Arruma o quarto.
ELE:Em pé mesmo toma xícara de café e sai para o trabalho sem de despedir
ELA: leva as crianças para a escola
ELA: liga para ele e diz viu hoje não vou almoçar em casa vou comer por aqui mesmo
ELE: Porque mulher
ELA: Vou pagar as contas ELE:E o meu almoço?
ELA: UÉ, esquenta a comida que ta na geladeira O dia termina ele passa para pega-lá
ELE: A deixa em casa e vai ao mercado , chega com as compras, ele vai ver tv, e ela guarda as compra prepara o jantar, enquanto ele toma banho, es crianças fazem o dever de casa
ELA: Servi o jantar dele, que estava no fogão e ele vai comer em frente a tv.
ELA: janta na mesa da cozinha com as crianças
ELA: Diz vamos tomar sorvete hoje só nos dois , nos deixamos as crianças com os avôs
ELE: Hoje não estou cansado, outro dia e esse dia nunca chega,
ELE: dorme no sofá assistindo tv
ELA: Põe as crianças para dormir
ELA:vai dormir na cama triste Há:1:00horas da madrugada, ela acorda e chama ele para ir para a cama
ELA:Olha ele roncando e diz: Não acredito que foi com este homem que me casei
ELE: Diz fica quieta mulher e dorme e cada um vira para um canto e dorme o relógio toca e eles levantam atrasados e apavorados de novo.

Que Deus abençoe vocês com esse trabalho em sua igreja :roll:

Adriana Carvalho
16-03-08, 02:28 PM
segue abaixo um modelo de cartão para entregar aos aniversariantes obs:vocês podem fazer o cartão manualmente , este modelo esta sendo usado para entregar no grupo de casais, é simples mais a pessoa que recebe com grande surpresa. Vocês podem fazer em computador os dizeres, imprimir e depois pegar e cortar um pedaço de papel cartão se for homem a cor é azul , mulher uso o amarelo , no formato retangular dobrar ao meio no tamanho que caiba o papel com os dizeres, para dar um acabamento, eu comprei umas flores prontas em E.V.A coloridas em forma de margarida e faço duas folhas em papel cartão verde então colo as folhas com a margarida na parte da frente do cartão e nas bordas passo cola com griter coloco no envelope e lacro com o nome da pessoa e entregamos no dia do aniversario , vocês podem entregar direto para a pessoa na igreja é muito simples mais as pessoas se alegram com a lembrança , faça e me diga com foi a reação delas, faça primeiro uma lista da data dos aniversario de todos os mese e va entregando conforme o aniversario.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Hoje é dia de comemorar!
Mas acima de tudo, é dia de agradecer a Deus pela sua vida.
E neste dia em que temos a oportunidade de dividir com você o privilégio
de mais um ano de vida ao seu lado. que seu dia seja muito especial
Não apenas por ser o seu dia , mas porque os céus sorriem pela sua existência.
Receba os mais calorosos, carinhosos e sinceros votos de um feliz aniversário.
Cidade: data do aniversario:

Nome da igreja :
Ministério de casais
Nome dos lideres

Adriana Carvalho
17-03-08, 09:39 PM
A paz a todos gostaria de deixar aqui o meu blogge : http//casais-ieq.blogspot.com e o site da nossa igreja para vocês conhecer nossos trabalhos:
http://www.ieqsarandi.org

Rosemeire
20-03-08, 04:32 PM
Estas imagens podem virar um painel ou até um cartão para ser entregue nas reuniões de casais.

RECADOS DE DEUS PARA A MULHER
RECADOS DE DEUS PARA O HOMEM
18795

Adriana Carvalho
22-03-08, 08:40 PM
Entendendo as diferenças que existe entre emoções e decisões :

Existem relacionamentos que infelizmente estão alicerçados no emocionalismo.
Todas as ações pertinentes, individuais ou coletivas são baseadas somente no
Estado emocional. E sabemos que não podemos e nem devemos confiar em nossas emoções, porque as mesmas deixam a desejar. Quer ver alguns exemplos:
Você lembra da sua época de namoro no tocante ao tempo que vocês gastavam juntos?
De fato a prioridade era ficar junto se curtindo não é mesmo?
O que aconteceu depois do casamento, aquele frenesi ainda permanece?
Os beijos apaixonados ainda estão em evidencia ou simplesmente com o tempo foram diminuindo até chegar que sabe as bicotas ou nem isso.
Mas afinal, o que gera esta disparidade, que muitas vezes nem paramos pra refretir?
A parte emocional que todo ser humano tem é que estar em evidencia, as emoções, precisam ser acompanhadas de boas decisões, de boas escolhas. São boas escolhas que geram boas emoções, e não vice-versa. De fato vocês devem começar o seu dia trabalhando
A sua mente na direção destas escolhas. O seu relacionamento conjugal vai melhorar , quando você entender que parte do sucesso do mesmo, esta em como administrar suas emoções em função de boas escolhas. Em outras palavras a cada dia você escolhe amar
Seu cônjuge e quando você faz isto confiando em Deus, o emocional estará agindo a favor
De vocês e o amor aquecerá novamente se este desejar.

Autor: Desconhecido

Roberto
26-03-08, 09:45 PM
Em setembro de 2007, a deputada Gabriele Pauli, da Alemanha, propôs nova lei segundo a qual casamentos valeriam por apenas sete anos e teriam que ser renovados depois desse período. A deputada disse que depois de sete anos os cônjuges poderiam renovar os votos do casamento por mais tempo. Segundo Pauli, a medida evitaria os altos custos de uma separação. Na Alemanha, quase a metade dos casamentos acaba em divórcio, o que não é muito diferente aqui no Brasil.

A proposta da deputada ilustra bem a maneira como muita gente encara o matrimônio em nossos dias: como um simples contrato que pode ser desfeito a qualquer momento.

Para fazer frente a essa tendência, a World Wide Pictures pruduziu “A Vow to Cherish” (traduzido como “Compromisso Precioso”), a comovente história de uma família que, de repente, tem que encarar o drama do Mal de Alzheimer. Seria o voto matrimonial suficiente para manter unidos John e Ellen Brighton, um casal de meia idade, mesmo em meio aos problemas profissionais e familiares que surgem no decorrer da trama?

Phil Brighton, irmão e sócio de John, diferente do irmão, não leva a vida e os relacionamentos a sério e serve de contraponto às virtudes de John. A vida de ambos ilustra o contraste que há entre aqueles que lutam para manter um casamento feliz e abençoado e os que vivem de relações descartáveis. Onde está a verdadeira realização?

O elenco inclui Bárbara Babcock (“Um Sonho Distante”), Ossie Davis (“Dr. Dolittle”) e Donna Bullock (“Força Aérea Um”), entre outros bons atores.

Um ótimo filme para se ver em família.

Compromisso precioso

:arrow: http://www.billygraham.org/VTC_Home.asp

Rosemeire
05-04-08, 05:04 PM
SUGESTÃO PARA QUANDO FOR SERVIR UM LANCHE PARA OS CASAIS...

Adriana Carvalho
19-04-08, 09:02 AM
corte em forma de estrela no E.V.A vermelho , fure as quatro pontas com um prego fino passe nos buracos uma fita (aquelas que usamos para amarar presentes fina que não é a de cetim não é aquela de plastico que não me recordo do nome agora) na cor branca, e dentro da estrela você coloca gominhas coloridas , ou 02 mini-bombons, ou 02 bala tipo caramelo, etc, puxe a fita com cuidado para não rasgar o E.V.A , fechando a estrela ela fai ficar como formato de saquinho e você faz um coração em E.V.A vermelho escrito sejam bem vindos e cola em cima da lembrança eles receberam ao chegar na reunião , que Deus te abençõe nesse trabalho . Qualque duvida me te um toque , se você quizer conhecer meu trabalho que faço com casais na nossa igreja entre em nosso site. http://WWW.ieqsarandi.org, ou http/casais-ieq.blogspot.com :wink:

Rosemeire
13-05-08, 11:49 AM
10 MANEIRAS DE AMAR A SUA ESPOSA
Compreenda os sentimentos dela.
Separe um tempo especial para passar com ela.
Reconheça o que ela fez por você.
Não permita que ela exerça atividades que superem sua capacidade física.
Admita seus erros: não tenha medo de ser humilde.
Demonstre o seu afeto por ela de várias maneiras.
Conforte-a quando ela estiver triste.
Escolha cuidadosamente as suas palavras, especialmente quando estiver zangado.
Dê a sua esposa a prefência, nunca considere outra pessoa mais importante do que ela.
Quando você for corrigí-la, faça isso com amor.


10 MANEIRAS DE AMAR O SEU ESPOSO
Ajude-o a alcançar seus objetivos.
Livre-se dos hábitos que o aborrecem.
Seja amável com os amigos e parentes dele.
Não o critique na frente de terceiros.
Não discorde dele na frente dos filhos.
Considere-o importante.
Quando ele falar com você, abaixe a revista ou desligue a televisão e dê-lhe sua atenção.
Seja compreensiva quando ele se esquecer de datas importantes.
Seja criativa ao expressar seu amor, quer em palavras ou atos.
Preste mais atenção nele do que nos outros em público.

DANI AL
21-05-08, 10:44 AM
OLÁ, A PAZ PARA TODOS.
ESTOU ORGANIZANDO EM MINHA IGREJA UM JANTAR DO AMOR PARA CASAIS. NECESSITO DE IDÉIAS DE LEMBRANÇAS, PRÊMIOS E DECORAÇÃO TUDO BEM BARATINHO E MUITOOOO ROMÂNTICO. NECESSITO TAMBÉM DE MODELOS PARA CONVITES E FORMAS DE DIVULGAÇÃO. SE PUDEREM POSTAR TAMBÉM LINKS QUE ME AJUDE EU AGRADEÇO MUITO. OBRIGADÃO!!!!

odair da silva
21-05-08, 10:23 PM
ola amigos
eu e minha esposa somos cordenadores de dirigentes de grupos de casais, M-C-C e precisamos de ajuda, pois nos reunimos uma vez por més e gostariamos de receber dinamicas com temas diversos, como por exemplo estamos precisando de uma para o dia dos namorados. e tambem se pocivel outros temas como por exemplo! dia dos pais= natal =dia das maes etc.
se puder nos ajudar des de ja agradecemos. obgdo.

SandraMac
21-05-08, 10:35 PM
Irmão Odair,
Atividade sobre datas especiais (dia dos pais/ Natal/ etc) - visite o Tópico Eventos e Datas Comemorativas.
Temos também o Forum Dinâmicas...
Por favor, explore todos Foruns que o irmão irá encontrar bons materiais.
Abraços,
Sandra

Rosemeire
24-05-08, 07:38 AM
FLOR COM CHOCOLATE DENTRO - PARA COLOCAR NA MESA OU ENTREGAR NA ENTRADA
SACOLINHA PARA COLOCAR CHOCOLATES
ENVELOPE COLORIDO PARA CONVITE

Kkls
29-05-08, 11:09 AM
acabei de fazer esse convite para jantar dos namorados em minha igreja...espero q gostem
tentei enviar em anexo,mas o formato não foi aceito
então salvei o arquivo em GIF,espero q dê certo,ou pelo menos sirva de dica,ok!?

alinedutra
18-06-08, 05:21 PM
Olá, pessoal!
Encontrei algumas frases bem interessantes para usarmos em encontro de casais.
Deus abençoe vcs!

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa


O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muitos curtos para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.
Willian Shakespeare

Amar: Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...

O amor é quando a gente mora um no outro.
Máro Quintana

A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.
Maomé

A vida

Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo...

Não deixe que a saudade sufoque,
que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e
acredite em você.

Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando,
vivendo que esperando
Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu.
fernando pessoa

O amor pintam-no cego e com asas; cego para não ver os obstáculos; com asas para os transpor.
Jacinto Benavente y Martinez

O amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia a dia.
Honoré de Balzac

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.
Augusto Cury

Amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente.
M. Paglia

alinedutra
20-06-08, 03:33 PM
Olá mais uma vez, pessoal.

Tenho trabalhado bastante no planejamento do encontro de casais da minha igreja que acontecerá daqui a 2 meses.

Graças ao Senhor e a vcs que têm postado boas idéias tenho conseguido planejar coisas bem legais...

Para compartilhar, segue em anexo o nosso convite. Obrigada especialmente à Rosimeire, pois usei a imagem que ela postou no fórum.

Abraços!!!

alinedutra
20-06-08, 04:46 PM
Tive uma idéia para o desnrolar do encontro. Vou deixar em uma mesa ornamentada com corações de EVA vermelhos e uma tolha branca, uma caixinha com a faixa que segue em anexo. Perto da caixa ficarão canetas e pedacinhos de papel. Os convidados poderão, durante a programação, ir até a mesa e escrever bilhetinhos para o seu cônjuge. Durante o jantar que ocorrerá ao final da programação um dos organizadores lerá os recadinhos de amor ao microfone com um fundo musical bem romântico...

Adriana Carvalho
18-07-08, 10:31 AM
Trabalhando com casais 13 lições:


1o Estudo – Casamento(O projeto de Deus para nós)

Principio Chave da lição

Dentro de um propósito divino , o casamento foi criado para tornar o ser humano
Realizado em todas as dimensões.

INTRODUÇÃO

Primeiro Deus criou o homem e disse:”... não é bom que o homem esteja só!”
Depois Deus criou a mulher e entregou-a ao homem e assim fez o primeiro casamento. Deus ao instituir o casamento, formou a família quando disse:”...
Sêde fecundos e multiplicai-vos”... e a sociedade foi formada quando Deus disse:enchei a terra e sujeitai-a”. O casamento é portanto, a base da sociedade (Gn 1:27e 28).

I CASAMENTO –UMA INSTITUIÇÃO DIVINA

1. Sabe-se que o casamento é a única instituição
terrena que se iniciou antes que Adão e Eva
pecassem, e o pecado entrasse no mundo.
Instituído pelo próprio Deus, portanto , não é um
ato de conveniência humana , nem uma invenção
para duas pessoas viverem juntas. Além da
passagem acima, podemos ver ainda, Malaquias
2:14 e Corintios 7:10-11.

2. Portanto, o casamento como instituição divina,
foi projetado visando um relacionamento de
unidade de uma só carne (Mt 19:4-6), além de
construir uma sociedade justa e ordeira , que
abrange três pontos básicos:

. Espiritual: Vida de relacionamento com Deus,
vida eterna...

. Legal: Organização, respeito, educação, direitos

. Social: Leis, sociedade, ordem...

3. Você se lembra do ato cerimonial do seu casamento?
Você se comprometeu diante de Deus e da testemunha,
Numa aliança de companheirismo com seu cônjuge para
restante de sua vida. O compromisso tinha o propósito de
promover ajuda mútua em todos os aspectos de suas vidas
você tem honrado a aliança estabelecida naquela ocasião?


Homem e Mulher- Feitos a Imagem de Deus

1. Homem e mulher não são como as outras criaturas,
eles de forma especial partilham da natureza de Deus.
O termo “imagem de Deus”, descreve que fomos criados
Sob três aspectos:
. MORAIS- com conhecimento do certo e do errado;
. RACIONAIS- dotados de inteligência, criatividade,
e vontade;
. ESPIRITUAIS- comunhão com deus.

2. homem e mulher trazem igualmente a imagem de Deus
(Gn 1:27). Apenas eles, em toda criação, podem refletir e
reproduzir as realidades da natureza divina, que não são
físicas, mas espirituais. Portanto partindo do princípio de
que a imagem de Deus está igualmente presente tanto no
homem como na mulher, significa que eles se nivelam na
capacidade de refletir as realidades morais, racionais e
espirituais de Deus. Como detentores destes aspectos do
Ser de Deus, homem e mulher,são co-responsáveis pela
criação. Com certeza , Deus criou o homem para ter
alguém sobre quem derramar o seu amor.

III- A Bênção das diferenças

1. Adão e Eva foram criados biologicamente iguais:
“osso e carne”.Eles só eram diferentes nos detalhes. O fato
do homem ser criado primeiro lhe dá a prioridade social, e
Eva vem depois como “auxiliadora”, para suprir a inadequação
do homem (Gn 2: 18).

2. Eva entra na historia com a função de “auxiliadora”.
Esta palavra significa “força” ou “poder”, ou seja, a mulher é igual
ao homem . Ela é parceira de seus projetos, em todas as dimensões,
da sociedade. No plano de Deus , tanto homem como mulher, foram
criados com uma natureza complementar, tendo em vista a cooperação
mútua.

3. Deus fez a mulher para o homem como sua parceira de vida.
Ela foi tomada de uma das costelas do homem, talvez para mostrar
a interdependência. Ela dependeu do homem para ser criada e o homem
depende dela para nascer.

As Diferenças

Tendências Masculinas:

1. Toma iniciativa;
2. Lidera;
3. Forte;
4. Protetor;
5. Provedor;
6. Gentil;
7. Não teme conflito;
8. Corajoso;
9. Objetivo e racional.

Tendências Femininas:

1. Firma estacas. Consolida;
2. Nutre emocionalmente;
3. Sensivél;
4. Apoiadora;
5. Administra gastos do lar;
6. Formosa;
7. Necessita segurança;
8. Cooperativa;
9. Tende a ser intuitiva- subjetiva.

Conclusão : Sabemos que existem diferenças entre
o homem e a mulher interentes aos papeis exercidos
e também relacionados á fisiologia do corpo humano e
as características psico-emocionais. Mas na perspctiva de
relação com Deus, tanto o homem (Gn3:11) como a
mulher (Gn 3:13), prestam contas ao Criador. O direito á
resposta está aberto a ambos, isto é , cada um responde
pelos seus atos diante de Deus.

Deus fez a mulher diferente e n!ao foi por acidente.


TERAPIA CONJUGAL

Baseado naquilo que vocês aprenderam nesta lição, respondam
as seguintes questões:

1. qual é a grande benção das diferenças entre o homem e a mulher?
(Compartilhem depois respondam)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Existe(m) alguma(s) tendência(s) na vida de vocês, onde ocorre inversão
de papéis? (Compartilhem e depois escrevam).




3. Esposo: Relacione quais das tendências masculinas você tem exercido
no seu lar.



4. Esposa : Relacione quais das tendências femininas você tem exercido
no seu lar.



5. O que vocês acham fundamental para tornar melhor seu casamento, mesmo
considerando as diferenças?(Compartilhem e depois respondam).

Adriana Carvalho
23-07-08, 04:26 PM
TRABALHANDO COM CASAIS 13 LIÇÕES:

2o Estudo – PROPOSITOS NO CASAMENTO: (EM BUSCA DO IDEAL DE DEUS)

Princípio Chave da lição

O ideal de Deus para o casamento é que marido
E mulher se tornem uma só carne, e que Ele faça
Parte desta unidade.

INTRODUÇÃO

Esta lição dará uma idéia sobre a perspectiva de
Deus quanto ao casamento. O que Deus tinha em
vista ao instituir o casamento ? Quais os propósitos
que Ele estabeleceu ? Em síntese, podemos dizer que,
além da procriação, os propósitos básicos de Deus
para o casamento são três:

.Parceria íntima;

.Felicidade mútua;

.Unidade espiritual.

Quando Deus disse:
“... Frutifica e multiplicai-vos...”,não quer dizer que o
sexo deverá ser praticado de forma desordenada, com fonte
de cobiça , nem tão pouco motivar a imoralidade, o ciúme e
a intriga.

I Parceria Íntima

1.No casamento é uma fusão de duas vidas para um fim de
interesse comum. Foi o próprio Deus quem disse em (Gn2:18)
“não é bom que o homem esteja só...”Ora, o fato do casamento
ser uma mistura física, emocional e espiritual de duas pessoas.
Faz com que o companheirismo entre elas, se torne uma prioridade
singular.

2.O processo de se tornar cada vez mais parceiro um do outro,
depende inteiramente de uma insistente conscientização e também
um trabalho conjunto diário de cada um dos cônjuges.Pois a parceria
na vida conjugal vai além de viver juntos.
Ela é baseada no amor e no compromisso. O cônjuge é alguém com
quem posso contar!

3. O verdadeiro casamento é realizado sob as bênçãos de Deus, e deve ser tratado
Com zelo criterioso por parte de cada um dos cônjuges, para que esse venha
amadurecer dia após dia e passo á passo. Mas isto só será possível se cada
cônjuge estiver disposto a:

·Apoiar o lado mais “fraco” na hora da crise , procurando a restauração (I Pe 3:8)

·Ser paciente , suportando a imaturidade do outro na área que
ele precisa melhorar ( Cl 3:13).

·Dar assistência física, psicológica e espiritual, através de instituição
e acompanhamento ( Ec 4:9-10 ).


3.O homem foi criado num estado de perfeição. A criação de Adão foi um
4.ato isolado de Deus , mas a da mulher não. Ela foi tirada dohomem.

5.propósito de Deus em criar a mulher era para que esta completasse aquele.

1o ) Eu e meu cônjuge estamos consciente que somos “uma só carne”?

2o ) Nós estamos cooperando um com o outro para isto se tornar uma realidade?

Felicidade Mútua

Um dos princípios bíblicos é que a vida conjugal seja vivida
com intensa alegria (Pv 5: 18-19).
Condições para um casamento feliz:

·Observar as ordenanças da Palavra de Deus, e aplica-lás na
·Vida diária;
·Manter todas as circunstâncias sob controle, agindo com
·sabedoria, bom senso e realismo;
·Ser sincero e transparente na comunicação, mantendo-se sempre
·Fiel aos compromissos.

III Unidade Espiritual
1.O casal deve procurar reconhecer o foco da discórdia e combater os
inimigos juntos sem discussão (I Pe3:15). Para isso, deverá;

·tirar as dúvidas quanto á vontade de Deus, sendo que a Sua vontade vai
sempre de acordo com as Escrituras;

·Considerar a razão versus emoção;

·Colocar as necessidades acima dos desejos;

·Evitar a chantagem emocional;

·Não se flexível nas opiniões.

2.No contexto casamento , o conceito unidade , é sinônimo
de interdependência ou seja, um depende do outro par que sejam
tomadas as descisões.

3. É propósito de Deus, que os cônjuges estejam de acordo , pois:

·A bíblia diz que não havendo concordância as nossas orações ,

·Não serão atendidas(I Pe3:7);

·E também não havendo concordância , não existirá paz
de Deus (Tg :3:16).

TERAPIA CONJUGAL

1.Dê um conceito para cada um dos três propósitos descritos nesta
2.lição conforme: A= excelente, B= bom; C= regular e D= péssimo.

Esposo Esposa
I Parceria íntima ( ) ( )

II Felicidade mútua ( ) ( )

III Unidade espiritual ( ) ( )
Esposo: faça um comentário sobre seu conceito dados nos itens acima.




Esposa: faça um comentário sobre seu conceito dados nos itens acima.



Compartilhe e depois escrevam, quais aspectos vocês poderiam melhorar, para que
Pudessem obter conceito A na Parceria Íntima, na Felicidade Mútua e na Unidade Espiritual .

Taina
01-10-08, 04:03 PM
Dez Mandamentos para as Esposas
1. Aprenda o verdadeiro significado do amor.
2. Desista de seu sonho de um casamento perfeito e lute por um bom casamento.
3. Descubra as necessidades pessoais de seu marido e tente satisfazê-las.
4. Abandone toda a dependência de seus pais e toda crítica aos parentes dele.
5. Faça elogios e mostre apreciação, em vez de procura-los para si.
6. Abandone a tendência de ser possessiva ou ciumenta.
7. Cumprimente seu marido com afeto, em vez de fazer reclamações e exigências.
8. Vença o complexo de princesa (Cinderela).
9. Abandone toda esperança de mudar seu marido através de críticas ou ataques.
10. Ore por paciência.

Dez Mandamentos para os Esposos
1. Trate sua esposa com firmeza e gentileza.
2. Seja pródigo no louvor e na reafirmação.
3. Defina suas responsabilidades.
4. Evite crítica.
5. Lembre-se da importância das pequenas coisas.
6. Reconheça a necessidade de estarem juntos.
7. Procure inspirar-lhe sentimento de confiança.
8. Reconheça a validade dos estados de espírito dela.
9. Coopere com ela em todo esforço para melhorarem o casamento.
10. Descubra as necessidades individuais dela e tente satisfazê-las.

DeboraCarlagv
29-10-08, 02:04 PM
Fiz esta dinamica na minha primeira reuniao de casais e foi o maior sucesso . Obrigada Adriana que Deus continue te abençoando . Bjs

Material:
caixa, chocolate,e aparelho de som(CD)

Procedimento:
encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloqueno fundo o chocolate e um bilhete:
COMA O CHOCOLATE!

pede-se aos casais que faça um círculo, o coordenador segura a caixa e explica aos casais:
estão vendo esta caixa?
dentro dela existe uma tarefa a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar por ultimo terá que cumprir a tarefa sem reclamar.
Independente do que seja a tarefa e ninguém vai poder ajudar, o desafio deve cumprir apenas por quem ficar com a caixa na mão por ultimo . (o interesante é que você assuste os casais , dizendo que a tarefa é dificil, ou não vai poder ter vergonha de cumprir a tarefa coisas que eles fiquem com medo de ficar por ultimo entende)

então o lider pede para que eles começem a passar a caixa um na mão do outro e toca-se um hino bem alegre, então para-se a musica e aquele que ficou com a caixa nas mãos sai da roda e continua a brincadeira até ficarem só dois ,

dai toca -se novamente a musica e quando parar a musica com quem ficar a caixa esse terá que cumprir a tarefa.

Objetivo: - Conclusão lida no final da dinâmica
É mostrar aos casais que como covardes e temos medo diante de situações que possam representar perigo.
Devemos aprender que em Deus podemos superar todas as lutas, e desafios que são colocados em nosso casamento, por mais que pareça tudo tão assustador e desesperador, pois quando colocamos Deus a frente o final pode ser de uma vitoria saborosa e feliz.

Que Deus possa falar com o grupo de casais de sua igreja , fizemos essa dinâmica em nossa reunião e foi uma benção para os casais , pois muitos tinham medo de enfrentar situações em seu casamento porque se esqueceram que quando colocamos Deus a frente nos nos tornamos mais que vencedores.
se gostaram me respondam para saber se pude ajudar vocês amém .[/quote]

Rosemeire
14-11-08, 06:25 PM
DEZ MARCAS DE UM MARIDO QUE SURPREENDE
O desejo de toda mulher é viver ao lado de um marido que nunca deixa de fazer aquilo que um dia fez para conquista-la.

1. Assume publicamente seu amor pela esposa (Ct 2.4).
2. Compreende o momento dela (1 Co 13.6,7).
3. Faz e cumpre promessas (Mt 5.37).
4. Sabe ceder quando necessário. Uma questão de humildade. (Mt 5.3)
5. Sabe ouvir com o coração. Tem sensibilidade. (Tg 1.19)
6. Leva a sério as emoções da esposa. (1 Pe 3.7)
7. Oferece colo a ela no dia do nada. (Ct 1.4) Sabe ser afetuoso...
8. Sabe respeitar a família dela e leva em conta o histórico de sua vida. (Rt 1.16)
9. Não faz críticas destrutivas. (Pv 18.21)
10. Reconhece o valor da esposa e não perde as oportunidades de declarar isso em forma de elogios. (Ct 2.2)

Recebi por e-mail da ROSE BRAGA,
desconheço a autoria

Rosemeire
14-11-08, 06:28 PM
O QUE TODA ESPOSA ESPERA DO MARIDO:

1. Ser amada sacrificialmente (Gn 29:20; Et 2:17; Ct 8:7; Cl 3:19; 1 Sm 1:1-18). Para Elcana e Ana, amar era dar além do esperado; não mudar mesmo recebendo aquém do desejado; ser para quem se ama melhor do que o mais sonhado e ser solidário e compreendido quando necessitado. São essenciais à estrutura psicológica e ao funcionamento social do lar atenção personalizada, carinho, cavalheirismo, paciência, tato e compreensão. O homem deve estar atento quando a mulher está sobrecarregada psicologicamente (gravidez, doença, ciclo menstrual, filhos pequenos etc.)

2. Intimidade – Espírito, alma e corpo . É possível estarem juntos e não terem intimidade? O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom.Outro fator de isolacionismo são problemas não superados.
É possível praticar o ato sexual sem intimidade? Precisamos pensar em intimidade como algo que vai além de sexo e sexualidade. Intimidade é um processo gradual, é um crescimento que se dá na proporção que o casal vai se conhecendo, se descobrindo, amadurecendo como agentes de bênçãos um para o outro. Intimidadea

3. Diálogo que os mantenha conectados (Tg 1:19; Pv 12:25; 15:23; ). Falar, ouvir e compreender.

4. Que o marido assuma o comando da vida no lar, seja o cabeça (1 Co 11:3; Ef 5:23). Toda esposa espera que o marido seja o comandante.

5. Que o marido exerça o papel de profeta e sacerdote (Jó 1:5; Dt 6:1-9). Culto doméstico, leitura da Palavra de Deus, Louvor e comunhão.

6. Que o marido propicie serenidade na correção dos filhos com amor (Ef 6:4). A disciplina só é compreendida como um ato de amor quando é aplicado com equilíbrio.

7. Que marido supra as necessidades financeiras (Sl 128:2). A ociosidade é o sepultamento do homem vivo.

8. Que marido proteja a família. (Cordeiro – como amante e Leão – como protetor).

9. Que marido assuma a liderança moral do lar. A força moral do chefe da família impõe o respeito e a fibra com que os filhos tecerão a estrutura de uma personalidade segura e tranqüila. A moral de uma família demanda a inspiração transmitida a todos da casa pela firmeza de caráter e seriedade do homem que, com seu exemplo e sua vida constrói sua casa, seu nome e sua honra.


O QUE TODO MARIDO ESPERA DA ESPOSA:

1. Que ela seja a alma do matrimônio (Pv 31:28,29). Um casamento sem "alma" é um casamento morto.

2. Satisfação sexual. Uma esposa amante que sabe dar atenção equilibrada nos assuntos relacionados a cama e mesa... (1 Co 7:2-5; Ct 7:10-13).

3. Uma mulher atraente (Gn 24:16; Pv 31:22). O homem é atraído pela vista.

4. Companhia prazerosa (Pv 31:10-12, 30; 12:4; Cuidado – Pv 11:22; 21:9,19).

5. Uma guardiã do lar (2 Reis 4:1-7).

6. Apoio moral e psicológico (Pv 31:12; Abigail 1 Sm 25:2-44).

7. Que ela o respeito (Um exemplo negativo – 2 Sm 16:6-23).

8. Apreciação (Ct 1:15-17; 2:1-3).

Recebi por e-mail da ROSE BRAGA,
desconheço a autoria

Rosemeire
14-11-08, 06:42 PM
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

Na minha igreja é feito da seguinte forma:
anotamos a data de aniversário de casamento dos casais e na data nós vamos à casa deles fazer sernata e levar uma lembrancinha.

______________________________ ______________________________ ______________________________ ________

Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:

01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala
25º - Bodas de Prata

26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio

50º - Bodas de Ouro
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira

75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá

Fonte: http://www.portaldafamilia.org/scpainel/pf_painel.shtml

Rosemeire
27-11-08, 09:39 PM
Nós enrolamos esta mensagem, amarramos com fitilho e entregamos para todos os casais em um encontro que realizamos.
18796

Rosemeire
27-11-08, 09:54 PM
INDICAÇÃO DE LIVRO, EU LI E AMEI........
TEM UM LIVRO PARA O ESPOSO E UM PARA A ESPOSA.

LIVRO PARA A ESPOSA - ELA PRECISA SABER
Autor: Gary Smalley
Mensagem Principal: Para quem não quer surpresas depois de se casar, esse livro é o ideal. Toda mulher tem de saber como são os homens para não se decepcionar no meio do caminho.
Quem Deve Ler: Para mulheres casadas, um livro que conta a razão das atitudes do marido.

LIVRO PARA O ESPOSO - QUE BOM SE ELE SOUBESSE!
Autor: Gary Smalley
Que tal tomar a iniciativa?
É incrível como casais podem viver infelizes anos a fio, sem encarar o motivo de tanta insatisfação. Expectativas não realizadas ou completa incompreensão sobre as diferenças de um e de outro geram frustração no relacionamento, mas que pode ser resolvida se houver boa vontade.
A leitura combinada de Ela precisa saber! com Que bom se ele soubesse! (que deve ser lido pelo marido), outro livro do mesmo autor, oferece ao casal diretrizes biblicamente fundamentadas para renovar o casamento.

SOBRE O AUTOR
Gary Smalley é fundador do Centro de relacionamento Smalley mediante o qual ministra palestras e oferece diversos recursos na área conjugal. Escreveu mais de 28 livros. Quem bom se ele soubesse! e Ela precisa saber! já superaram a barreira de um milhão de cópias vendidas, cada um, apenas nos Estados Unidos. Gary é casado com Norma há mais de 40 anos

Lidyane
06-12-08, 09:50 AM
Oi Adriana, a paz do Senhor! Querida, meu esposo e eu fomos eleitos para sermos líderes de casais na nossa igreja no ano de 2009, mas confesso que é a nossa primeira vez, não sabemos o que fazer e nem por onde começarmos. Gostaria, se possível, que vc nos ajudasse, pois queremos fazer um trabalho abençoado. Muitos já foram os líderes que tentaram fazer alguma coisa e não conseguiram, desistindo no meio do caminho. Não queremos que isso venha ocorrer conosco. Nos ajude por favor.
Um grande abraço

Taina
11-12-08, 03:13 PM
:wink:

Adriana Carvalho
17-12-08, 07:56 PM
TRABALHANDO COM CASAIS 13 LIÇÕES: 3o

3O Estudo INTIMIDADE PLENA: UMA ALIANÇA DE SANGUE


Princípio Chave da Lição

Quando um homem e uma mulher se unem em um relacionamento intimo,
Eles fazem de forma física, mental e espiritual.

INTRODUÇÃO

O que é uma aliança? É ligar-se á, unir-se-á. A base de uma aliança é o amor.
Outro ingrediente básico que compõem a aliança que Deus estabeleceu entre
O homem e a mulher são: a união, a parceria, o sinergismo, o companheirismo,
A força, a multiplicação e o compartilhar.


Você sabia que a primeira referência á “Aliança” nas Escrituras Sagradas, é
Relacionada com a criação do homem e da mulher ?

I A base da Intimidade Plena: uma Aliança de Sangue

1. o casamento , enquanto instituição divina, foi ordenada por Deus, (Gn 2:23)
Chamamos de “Aliança de Sangue”a criação de mulher e o seu conseqüente
matrimônio, cirurgia realizada por Deus em Adão , tirando –lhe uma costela,
e formando a mulher.

2. A aliança de sangue portanto dentro do casamento, é o acordo mais íntimo,
sagrado e comprometedor conhecido pelo homem.Quando o homem e a mulher
assumem esse compromisso, no ato do cerimonial, estão empenhando a
sua própria vida em favor do sucesso um do outro, dizendo: Tudo o que tenho é
seu e tudo o que sou depende de ti..

3. esta aliança explica o por quê do casamento ser um “mistério” de Deus.


4. Portanto , toda vez que um homem e uma mulher, em seu matrimônio, se
5. unem em um relacionamento íntimo, renovam sua aliança de sangue.

II A aliança Envolve Deus, o homem e a mulher

1. Deus Uniu
2. Ao unirem-se em matrimônio, homem e mulher tornam-se uma só carne
3. eles assumem uma aliança de sangue, que não poderá ser quebrada, havendo
4. conseqüências para tal ato(Mt 19:4-6).

2. Deus é Testemunha

“Contudo vós dizeis: o por quê disto? Porque o senhor foi testemunha entre ti e
a mulher de tua mocidade.

3. Desenvolvendo a Intimidade em Três Níveis
quando um homem e uma mulher se relacionam, formam uma Aliança
nos três níveis de intimidade.
Logo , estão ligados fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Dentro de cada
nivel encontraremos as seguintes atribuições:

1. ESPÍRITO = Consciência, Intuição e Comunhão.

A consciência é a capacidade de adoração a Deus em espírito.

A Instituição é a percepção clara , direta e imediata da verdade, sem necessidade
De raciocínio.


A comunicação é adoração de Deus em espírito.


2. ALMA= Mente, Emoção e Vontade.

A mente é composta pelo raciocínio e intelecto.

A Emoção envolve os sentimentos que norteiam a vida.

A vontade é o livre arbítrio: o ato de decidir entre o bem e o mal.

A Alma não é diretamente recebida, ela foi produzida depois que o espírito entra
no corpo (Gn 2: 7) .


3. CORPO = Tato, Audição, Visão, Paladar e Olfato.

O corpo é também tabernáculo do Espírito Santo (1 Co 6:19). A parte mais
fácil de entender a carne .


CONCLUSÃO : Quando pessoas unem –se em um relacionamento
íntimo, de acordo com a palavra de Deus . Assim, quando esta aliança ocorre
no casamento, Ele aprovará esta união, será testemunha e terá propósitos em
criar uma geração santa, uma descendência poderosa na terra.

REFLEXIÇÃO

1. Qualquer que seja o tempo de casamento os cônjuges jamais estarão
Plenamente casados. É preciso que se casem todos os dias .

2. Não brinquem de anjo ou animal, seja humano. O amor deixado
ás suas própria forças não poderá doar-se espontaneamente ao outro,
doem-se espontaneamente um ao outro.

3.Se alguém quiser amar é preciso que o seu corpo seja dominado pelo espírito
e que este seja habitado pela graça de Deus. Um beijo não é nada , se não representar
sinal de amor.

4. o ato sexual é dar-se um ao outro consciente e de forma voluntária,
5. por amor ambos se darem .Casar é aceitar um ao outro.

Terapia Conjugal:
Agora vocês diante um do outro em comum acordo iram fazer um pacto diante
De Deus, renovando seu casamento, olhem uma no olho do outro respondendo a
Pergunta.
1. Vocês tomaram tempo de qualidade para a confraternização, colocando lenha na fogueira do amor , por palavras e atos de apreciação um pelo outro?

2. Vocês procuraram evitar hábitos que destroem relacionamentos saudáveis : ciúmes, egoísmo, discussões contínuas, etc?

3. Quando um de vocês perceberem desentendimento no lar, em um ponto qualquer, o ofendido tomará a iniciativa de perdoar ou pedir perdão?

Termo de compromisso

Na presença de testemunhas do grupo vocês se comprometem a praticar
De forma regular, tudo que foi dito nesta lição?

Esposo:------------------------------------------------------------------------------

Esposa:------------------------------------------------------------------------------

Testemunhas:

Nome:------------------------------------------------------------------------------

Nome:-----------------------------------------------------------------------------


Data :------/-----/----.

Adriana Carvalho
17-12-08, 08:01 PM
TRABALHANDO COM CASAIS 13 LIÇÕES:

4O – Estudo: O SONHO NÃO ACABOU
É TEMPO DE RECONSTRUIR

Princípio Chave da lição:
Jesus é o salvador do mundo. Através de Seu sacrifício, salvou o homem e por conseqüência restaurou o casamento no seu plano original.

INTRODUÇÃO:

Romanos 5:12: “Portanto , assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

I- A Queda e Suas Conseqüências

Genises 3:7-19.

O pecado ocasionou o rompimento entre Deus e o homem(vida espiritual). A atitude de se esconderem da presença de Deus, demonstra a quebra da comunhão. A partir daí, eles passaram a acusar-se mutuamente. Adão culpava Eva e Eva culpava a serpente. O que predomina na vida dos dois agora resume-se em apenas uma palavra: “Eu”.
Ora , nossos esforços para esconde nossos pecados, apenas os espõe.

II- Marcas de um Relacionamento Desvirtuado
1. Sentir medo(Gn3:10) logo após terem pecado, procuraram esconder-se de Deus.

2. tornar-se egoísta, (Gn 3:12) A vida do casal quando regida pelo “ego” torna-se pecaminosa, criando um círculo vicioso de causas e efeitos.

3. tornam-se acusadores (Gn 3:12)

4. Quando o pecado entra em nossas vidas:
. A nossa confiança é substituída pela desconfiança;

. A culpa passa a dominar a nossa mente e o nosso coração;

. Passamos a “obedecer” a satanás ao invés de Deus, quando torcemos a verdade em nosso favor;

. Vamos até o fundo do poço a ponto de acusar o próprio Deus (Gn 3: 12).

III- Cristo- o Nosso Grande Remidor

Note que enquanto Adão e Eva , estavam vivendo sob a regência da graça do Criador, todas as suas necessidades eram totalmente supridas por Ele, mas com a queda, este quadro mudou (Gn 3: 23-24)
A graça da redenção é necessária para restituir o amor. Através do amor de Jesus.
Unâmos-nos a Ele para termos um casamento regido pela graça de Deus, onde Cristo é o cabeça:
Cristo+ Marido+ Esposa = 1
No casamento cristão o relacionamento é regido pela graça de Jesus Cristo, que restaura a autoridade do Espírito Santo sobre o seu corpo, sara a alma e faz do corpo templo de Deus (I Co 6:17-20).
Conclusão
Marcas de um relacionamento desvirtuados (regido pela condenação ):
1. Medo por estar fazendo as coisas erradas;
2. Egoísmo;
3. Acusações.

Marcas de um relacionamento virtuoso(regido pela graça):
1. Reconhecimento e arrependimento do pecado;
2. Buscando em primeiro lugar as coisas de Deus(Mt 6:33);
3. Nosso corpo santificado, templo do Espírito Santo (I Co 6: 17-20).

Terapia Conjugal

1. Das três marcas de um relacionamento desvirtuado (regido pela condenação), qual vocês sentem que está mais presente em suas vidas, e o que precisa ser feito para mudar isso. Compartilhem e depois escrevam.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Quais são os benefícios de ter um relacionamento regido pela graça? Compartilhem e depois escrevam.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adriana Carvalho
17-12-08, 09:33 PM
TRABALHANDO COM CASAIS 13 LIÇÕES

5O – Estudo RESPONSABILIDADES:
DEFININDO OS PAPÉIS
Princípio Chave da lição

Deus estabelece responsabilidades tanto para o
homem quanto para a mulher, e deseja que estas se
cumpram em nossas vidas.

INTRODUÇÃO

No caminhar da vida diária, marido e mulher devem
Buscar a vontade de Deus revelada na Sua Palavra.
É uma vontade imperativa. Quando existir dificuldade
para a compreensão da Palavra, devemos ser prudentes
e buscar orientações de irmãos mais maduros e orar.

I As Responsabilidades do Homem

O homem deve observar cuidadosamente a postura de Jesus
em relação a Sua Igreja, para desempenhar abem seu papel
de marido.

1. O homem tem a responsabilidade da liderança

A Bíblia diz que “o marido é o cabeça da mulher”
(Ef 5:23) . Desde o começo Eva é conhecida como a
mulher de Adão (Gn 2:18). Ele tendo uma posição de
liderança e ela de adjutora. Essa liderança deve ser
exercida em amor , ouvindo e respeitando a opinião da
esposa e dos filhos; consolando nas adversidades e trazendo
paz e segurança em todas as situações.

2. O homem tem a responsabilidade de amar a esposa.

O amor do marido para com a esposa é um imperativo divino.
“Maridos, amai vossas mulheres ...”(Ef 5:25-28). O referencial
estabelecido aqui para o amor do marido à esposa é o amor de
Cristo pela Igreja? De forma sacrificial , voluntária e sem desistir.

3. O homem tem a responsabilidade de prover alimento.

Depois da queda, Adão passou a enfrentar dificuldade em ganhar
o pão de cada dia ; o que antes era fácil e sem esforço, agora
consumiria o tempo principal do homem (Gn 3:19). Mas a função
do marido não se restringe em prover o pão de cada dia, mas
principalmente, nutrir emocionalmente espiritualmente sua casa ,
(Ef5:29).

4. O homem tem a responsabilidade de proteger
em I Pedro 3:7, a palavra “dando honra”fala tanto no
sentido físico com emocional . Homem deve tratar sua
esposa como companheira e parceira, não como subordinada.
Portanto, o chamado do homem é para ser protetor. Ele deve
Cuidar de sua esposa com seu próprio corpo (Ef 5:28).

5. O homem tem a responsabilidade de ser um exemplo do
Caráter de Deus

O homem que é o valente da casa (Lc 11: 21), deve assumir o
papel de líder espiritual do lar, estando sempre aberto a reconciliação
e a restauração. Ele deve transmitir segurança , e com ousadia
ministrar perdão, cura e proteção através da oração.

II As Responsabilidades da Mulher

A mulher deverá observar a postura da Igreja em relação a Cristo, para
desempenhar seu papel de esposa.

1. A mulher tem a responsabilidade de ser auxiliadora idônea.

A palavra “auxiliadora”em Gênesis 2: 18, referindo-se a Eva,
significa “força”ou “poder”. Ou seja, a mulher é sócia nos
projetos do homem. No Éden o homem estava só, ele necessitava de um auxílio
idôneo, então Deus fez a mulher a partir do homem, para que ela fosse apta para
lhe auxiliar em suas reais necessidade.

2. A mulher tem a responsabilidade de ser apoiadora

A submissão no casamento nunca deve ser vista como algo negativo. Pois, não
significa anular sua personalidade, deixar de ter opinião ou se colocar como
escrava do marido. A base desta submissão é o fato do marido ser o cabeça
(Ef 5:22-23), O parâmetro para a mulher ser submeter ao marido é a submissão
da Igreja a Cristo (Ef 5: 33).

3. A mulher tem a responsabilidade de administrar o lar

Em Provérbios 31:13-27, fala sobre uma mulher habilidosa que investe sabiamente
aquilo que foi providenciado pelo marido. Investe também, diariamente, tempo na
oração e na palavra buscando a orientação de Deus (Rm 8: 14).

4. A mulher te a responsabilidade de ser companheira, que ama

A mulher deve priorizar sua atenção para o marido. Manter-se bem arrumada e com
Aparência agradável para honrá-lo .Procurar sempre satisfazê-lo com amor físico.

5.A mulher tem a responsabilidade de ser o reflexo do amor de Deus.

A passagem de I João 4:19-21, demonstra que Deus nos amou primeiro
e devemos refletir este amor. A mulher que está mais em contato com o
lar, deve ministrar cura e integridade aos seus membros, através de suas
atitudes e palavras.

Terapia Conjugal

1.Vocês concordam que Deus os uniu para que um completasse o outro?
Compartilhem e depois escrevam.

.............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ....

2. Qual dos papéis anteriormente estudados você sente que tem exercido com melhor desempenho e qual tem tido dificuldade para exerce-lo?

Homem:........................ .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ..........Mulher:............. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ..................

2. O que cada um e vocês poderia fazer para desempenhar melhor seu papel, dentro das responsabilidades estudadas nesta lição?

Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ............Esposa:........... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ........................

ARNETE SOUSA PORTUGAL
19-12-08, 11:54 PM
PROGRAMA PARA ENCONTRO DE CASAIS

Adriana Carvalho
26-12-08, 02:17 PM
Trabalhando com casais 13 lições:

6o Estudo : Princípios da comunicação no casamento

Princípio Chave da lição:

A comunicação é uma arte que precisa ser estudada, compreendida e praticada
na vida conjugal.

Introdução

Comunicação é o processo de compartilhar informações com outras pessoas de tal maneira que ela entenda o que você está dizendo.

I Princípio Básico da Boa Comunicação

1- Ouvir com atenção.
Esta é a parte mais difícil no casamento.Por não ouvir, muitos bons casamentos acabaram. É nescessario desenvolver esta habilidade. Ouvir é sinônimo de aceitação; é dar atenção especial; é olhar olho no olho; é ouvir com o coração (Tg 1: 19).

2- Falar com certeza

A fala é um dos principais elementos da comunicação. Por isto, ter cuidado com a língua é fundamental (Tg 3:2)

Jesus disse que “Por tuas palavras serás justificado, por tuas palavras serás condenado”(Mt 12: 37).

3- expressar os sentimentos de formas saudável

Se “tardio para se irar”é expressar sentimentos sem machucar o próximo; é procurar compreender o outro lado.

Vale a pena ressaltar que a ira enquanto sentimento, não é pecado
(Ef 4:26 ).

4- Não discutir na presença dos outros

Mesmo que o confronto seja inevitável, não deverá ocorrer na presença de outras pessoas,evitando cinismo, sarcasmo e palavras ásperas.
Brigas na presença dos filhos geram medo e insegurança.

5- não usar o silêncio para frustrar seu cônjuge

Quando demorar para responder o que foi perguntado, deverá explicar o por quê. Silêncio, especialmente por parte do marido, representa uma resposta negativa.

6- Não se envolver em rixas
É possível discordar sem causar brigas (Pv 20:3, Pv 17:14 e Ef 4: 31)

7- Não responde com raiva

Usar palavras brandas e responder com mansidão (Pv 15: 1 r Gl 6: 1).

8- Falar a verdade com amor e não mentir

A mentira abre portas nas vidas das pessoas, dando legalidade para satanás agir (Ef 4: 25 e Cl 3: 9 e 10)

9- Admitir o erro, pedir perdão

Quando estiver errado(a), deve-se admitir e pedir perdão (Tg 5: 16). Quando lhe for solicitado perdoar, será fundamental comunicar e expressar isto (Ef 4:32).

10- Não culpar ou criticar

Compreender e aceitar as limitações sabendo que todos são passíveis de erro (Rm 14:13). Antes devemos encorajar, restaurar edificar (I Ts 5:11).

11- Procurar entender a opinião do cônjuge

Colocar-se na situação do outro fará com que compreeda-o melhor(Fl 2:4).

12- Escolher o tempo certo para se comunicar

Separar um horário par se comunicar é importante. Não comunicar quando o outro estiver ligado em outra prioridade ( Pv 15:23).

II Erros na Comunicação

1- Supressão mútua

Um exemplo desse problema é o casal silencioso. Ambos se recusam a expressar seus sentimentos. Cada qual vive no seu mundo, sem ocorrer o mínimo de dialógo.

2- Comunicação Unilateral

O casal está se comunicando. De repente, um para de se comunicar , enquanto o outro exige a comunicação. Um lado usa a arma do silêncio para inibir qualquer conversação.

3- Comunicação Intelectual

Neste tipo comunicação , a linguagem usada protege a pessoa de revelar seus sentimentos. Somente usa-se palavras técnicas, conversa-se sobre o trabalho, as obrigações, mas os verdadeiros sentimentos não são expressos.

4- Comunicação Indireta

Um ou ambos comunicam-se através de terceiros: o amigo, o parente ou os filhos. O casal evita o confronto de idéias e sentimentos. O diálogo face a face é difícil e isso intensifica a dificuldade.

5- Silêncio é usado com forma de controlar o outro. Este é vital em certas ocasiões, até para se evitar brigas. Mas aqui refere-se ao silêncio prolongado, de vários dias, semanas, enfim, aquele que mata.

6- Comunicação limitada a brigas e momentos de irritação

Aqui existe a comunicação. Mas a maneira de comunicar é inaceitável, seja pela violência das atitudes ou pelo tom agressivo das palavras. Fala-se o que está sentindo, porém sem amor e respeito.

7- Comunicação através de demonstrações físicas.

Neste tipo de comunicação um dos cônjuge ou ambos usam de demonstrações físicas, como bater a porta, bater sobre a mesa ou exagerar nas atitudes corporais, gritar, chorar, fazer escândalos etc.

Terapia Conjugal

1. Dê uma nota de 0 a 10 para si mesmo nos itens abaixo.

Habilidade : Esposo Esposa
Dê ouvir com atenção

Para falar com clareza

De não discutir na presença de outro

Dê não se envolver em rixa

Dê não se responder com raiva

Dê falar a verdade com amor e não mentir

Habilidade : Esposo Esposa

De admitir o erro, pedir e conceder perdão

De não culpar ou criticar

De procurar entender a opinião do cônjuge

De escolher o tempo certo para se comunicar

Dos setes erros na comunicação, qual(is) que você tem mais cometidos?
Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ..............................

Esposa:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................

3. O que fazer para melhorar sua comunicação e não persistir errando?

Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................
.............................. .............................. .............................. .............................. ...

Esposa:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ............

Adriana Carvalho
29-12-08, 04:30 PM
Trabalhando com casais 13 lições:


7o- Estudo Desenvolvendo uma Comunicação Sadia

Princípio Chave da lição

Desenvolver a comunicação de tal maneira que a outra pessoa entenda o que você está dizendo.

Introdução

A comunicação sadia é a parte mais difícil do casamento, pois muitos bons casamentos faliram por falta de uma boa comunicação.
Mesmo sabendo que algumas discordância e desencontros durante a comunicação diária são inevitáveis e até normais, no processo de se tornarem “uma só carne”, vamos dar algumas orientações para os casais, relacionadas ao que dizer e não dizer durante o “confronto”
face a face.

I- Comunicação incorreta

Vejam agora algumas expressões mal empregadas na comunicação cotidiana:

1. “Você nunca faz o que eu digo”

Nunca use a palavra “nunca”. Ela é incorreta. Nunca significa que o(a) seu(sua) parceiro(a) nem uma única vez fez o que você queria. E a reação dele(a) à esta palavra será sempre da autodefesa, ataque ou de se justificar. Esta é uma expressão bastante desencorajadora. Com isto, você diz que ele(a) é um fracasso. O amor não fala dessa maneira.

2. “Você é igualzinha (o) a (o)sua mãe (seu pai)”

À primeira vista, esta expressão não parece ser tão devastadora, mas há implicações nela que ferem como um punhal, por quê ? É uma crítica pesada aos pais de seu cônjuge e ainda têm seus aspectos negativos; apontar tais falhas é um “golpe baixo”, pois seu cônjuge não escolheu os pais que têm, nem os defeitos que herdou.Não é sábio tornar alguém responsável por algo que não fez ou que não pôde alterar.É como carimbar na testa dele(a): “com este(a) aqui não adianta mais, nunca irá mudar”.

3. “Você não entende o que quero dizer”

esta é uma observação sutil, porém, com ela estou dizendo ao meu cônjuge que sou um comunicador perfeito, e que ele(a ) é um coitado(a) e não entende nada do que eu falo.É bem melhor que eu me responsabilize, admitindo talvez, que eu não esteja sendo claro. Esta atitude tirará de seu cônjuge a idéia de que a “falha está sempre comigo”e irá eliminar mais barreira da comunicação.

4. “Eu não agënto mais”

em mo mentos de crise, afirmações com esta escapam dos nossos lábios como “força de expressão”, Mas , um melodrama pode ser um inimigo para a solução de situações complicadas e tornam-se um escape ilegal para enfrentar as dificuldades corretamente. Além do mais, é difícil sustentar esta posição com base nas Escrituras. Deus sempre pede de nós, que sejamos perseverantes nas aflições, corajosos em meio ás tribulações, que tenhamos bom ânimo. Os maridos devem cuidar para que as esposas não estejam com sobrecarga de tarefas e deveres.

5. “Você é culpado de tudo”

as mulheres parecem mais susceptíveis aos sentimentos de culpa do que os homens. Uma maneira que os homens usam para “vencer”uma discussão é fazer suas esposas se sentirem culpadas. Quando um está culpando o outro, os dois sairão prejudicados. A solução está em Tiago 5: 16. Às vezes, acontece também, que nenhum dos dois é culpado.

6. “Não quero mais falar sobre isto”

este estágio é extremamente perigoso no casamento. Chama-se a isto, de tratamento pelo silêncio. Uma das armas mais comuns dos cônjuges, ao ponto de não falarem por alguns dias. Isto jamais será uma solução, pois as avenidas de reconciliação ficam bloqueadas e o silêncio vai criando raízes de amargura nos dois corações. Este silêncio é um pecado que exige arrependimento para que a comunicação seja restaurada. Mesmo que as primeiras palavras sejam difícies de ser pronunciadas, é melhor assim, do que não dizer nada. Não fique indiferente ao seu cônjuge. A indiferença é uma das atitudes que mais fere o outro.É o oposto do amor.

7. “Vou embora desta casa”

em muitas ocasiões, abandonar o parceiro somente piora a situação e torna a reconciliação ainda mais difícil, se não impossível. Ora, todos sabemos que a solução não é sair, mas ficar em casa e falar o que tem que ser falado, por mais difícil que seja.

II- Comunicação correta
1. A comunicação correta é aquela baseada no amor

No amor estão incluídos a aceitação e a redenção. Deus nos amou, mesmo com nossas limitações e nos salvou. O amor no casamento deve manifestar essas mesmas qualidades. Você deve amar seu cônjuge assim como ele é, não exigindo que ele mude, ficando à altura de seu respeito e amor por ele. Um amor assim, irá ajuda-los muito na superação de suas faltas e fraquezas. Esta é uma qualidade redentora amor. “Eu te amo”é uma frase que nunca gastar-se-á, desde que expressa de forma sincera. E quem de nós não gosta de ouvi-la? Onde houver essa qualidade de amor, jamais haverá motivos para ciúmes. (I Co 13: 4).

2. A comunicação correta é aquela baseada no auto sacrifício

neste nível de comunicação o cônjuge é capaz de afirmar : “As tuas necessidades vêm antes das minhas”. O verdadeiro amor de Cristo consiste em negar-se, para que o outro seja beneficiado. Quando o marido chega em casa de uma longa viajem, só está pensando em descansar. Mas ele sabe que ela está “louquinha”para saber todos os detalhes da viagem. Por amor e consideração, passa a lhe contar tudo o que ela quer saber, sacrificando-se um pouco. Os dois chegam juntos em casa de carro. O marido esteve o dia inteiro trabalhando e cansou-se muito. Ela percebendo seu cansaço, antes que ele se mexa sai do carro e vai abrir a porta da garagem. Pequenos gestos com estes enriquecem grandemente o relacionamento conjugal. Lembre-se: a gramática espiritual não é “eu , tu, ele”. Mas “ele, tu, e eu”.

3. A comunicação correta é aquela baseada no perdão

É nescessario maturidade e grandeza de alma para perdoar erros, e nunca mais traze-los a tona ( ver lição exercício do perdão ). Deus nos perdoa e lança o nosso pecado no mar do esquecimento e coloca uma placa lá: “É proibido pescar”. Muitos problemas conjugais, surgem porque o marido e a mulher estão sempre lembrando coisas negativas do passado. Isto é sinal de falta de maturidade. Quem perdoa, perdoa. Não devemos a cada momento relembrar fatos negativos, outrora perdoados. O que passou , passou.

III- Regras para uma comunicação eficaz

1. Escolha o momento adequado para se comunicar com sue cônjuge
Pode ser que o assunto seja apropriado, porém, o momento seja inoportuno.

2. Desenvolva um tom de voz agradável

Nem sempre é o que você diz que é levado em conta, mas como o diz. Se você quer que seu cônjuge aprecie seu falar, certifique-se de que o tom seja agradável.

3. Fale de maneira clara e específica

Muitos mal entendidos surgem de uma conversa confusa. Ouça com atenção enquanto o outro fala. Depois pense e exponha claramente o que quer dizer.

4. Seja positivo

Em muitos lares, oitenta por cento de toda comunicação é negativa. Essas famílias acostumam tanto a ouvir críticas, reprovações, maus juízos, palavrões, e outras manifestações negativas, que tal comportamento acaba se tornando normal. É necessário dialogar de forma positiva, salientando sempre o lado bom.
5. Seja cortêz e respeite a opinião do seu cônjuge

Isto pode ser feito mesmo que você discorde. Preocupe-se pelo conforto dele(a), como tem se preocupado com o seu. Ouça com interesse a opinião do seu cônjuge. Você não deve passar falando mais de cinqüenta por cento da comunicação.

6. Leve em conta as necessidades e sentimentos do seu cônjuge

Desenvolva a paciência e seja sensível para entender o que o seu cônjuge diz. Se ele estiver magoado, você pode compreende-lo. Entenda seu temor, zanga, desespero e ansiedade. Da mesma forma , se ele estiver acerca de um novo empreendimento, participe de sua felicidade.

7. Desenvolva a arte de conversação

Um estudo realizado em Nova Iorque, demonstrou que quanto mais tempo um casal se dedica à conversação, tanto maior será o seu nível de satisfação matrimonial.

Terrapia Conjugal

A aplicação destes princípios de comunicação e os seus efeitos em nosso matrimônio poderão tornar-nos quase como estranhos em nossa sociedade. Porém, nesta época em que cada vez mais e mais a desintegração social ou isolamento, o mundo enxergará mais e mais a montanha do Senhor. Sua amada Igreja, emergindo á vista de todos, de modo especial, através dos casais que levam a seio seu pacto com o Senhor e entre si.

1. Qual das seguintes frases você usa com mais freqüência?

“Você nunca faz o que eu digo” Esposo..... Esposa......
“Você é igualzinha (o) a(o) sua mãe Esposo..... Esposa.....
“Você não entende o que eu quero dizer” Esposo...... Esposa......
“Eu não aguënto mais” Esposo...... Esposa.....
“Você é culpado de tudo” Esposo..... Esposa.....
“`Não quero mais falar sobre isto” Esposo...... Esposa.....
“Vou embora desta casa” Esposo....... Esposa.....

Adriana Carvalho
30-12-08, 03:20 PM
Trabalhando com casais 13 lições:

8o – Estudo: Semeadura e Colheita I
Há poder em suas palavras

Princípio Chave da lição

Palavras são sementes lançadas no solo do coração

Introdução
Deus estabeleceu princípios de como a vida deve ser preservada. E um destes princípios é a lei da semeadura e da colheita. Esse princípio é imutável, pois todas as coisas do universo estão de uma forma ou de outra envolvidas neste processo. (Is55: 10-11)
Há um provérbio chinês que diz: “Se a sua visão é para um ano, plante trigo. Se a sua visão é para uma década, plante árvores. Se a sua visão é para toda vida, plante pessoas”. O tempo é um tesouro, vamos aproveita-lo semeando o bem, pois faze o contrário disto é uma grande tolice!

I.Nossas palavras são sementes lançadas no solo do coração

1.A semente quando cai sobre a terra germina. Da mesma forma, como a semente germina e dá seus frutos, palavras, atitudes e comportamentos também produzirão seus frutos, cada um segundo a sua espécie. Como São simples as coisas de Deus! Elas não são complexas e teóricas.


2. Jesus nos ensina na parábola do semeador que Sua palavra é a semente que caiu em partes: num solo espinhoso, pedregoso, e por fim caiu num solo preparado. (Mt 13: 3-11, 18-19-e 23)

II- A dinâmica da semeadura e da colheita

A Bíblia diz que “tudo que o homem semear, isso também ceifará”..
(Gl 6:7) Este texto fala da lei da semeadura e da colheita espiritual.
Esta lei tem pelo menos cinco perspectivas:

1.Toda pessoa colhe aquilo que semeia: Se você planta abacaxi, colherá abacaxi, se semear amor, colherá amor. Aquilo que você planta você colhe! Quem semeia vento colhe tempestade. Preste atenção para a natureza de sua semeadura. O que você está semeando? Ódio, como Caim? Traição, com Judas? Ou encorajamento, como Barnabé? Fidelidade, com Timóteo?

2.toda pessoa colhe depois que semeia; A Bíblia diz que há tempo determinado para todas as coisas. (Ec 3:1) Mais cedo ou mais tarde colheremos os frutos de nossa semeadura.

III- Aprendendo a semear boas sementes no solo do coração ( Fi 4: 8)
Cinco palavras que edificam:

·“Muito obrigado(a)” ...................Apreciação
·“Você está lindo(a)”..................... ..Percepção
·Está delicioso”.................... .......... Elogio
·“Ótimo”...................... ....................Estímulo
·“Perdoa-me”........................... ........Humildade

1.conscientize-se de que a partir de uma boa semente resulta boa colheita. Quando semeamos a paz, haverá uma colheita de paz.~Quando damos amor; colheremos amor; mas se semeamos contenda; ódio ou amargura, a colheita será em espécie e em proporção à aquilo que semeamos. A maioria dos conflitos que estamos sofrendo hoje dentro de casa são resultados de uma má semeadura.

2.Evite conflitos. Quando um não quer, dois não brigam. Um dos cônjuges deve tomar uma posição ativa contra o conflito. Isso não significa que se deve ignorar o outro passivamente ou puni-lo com silêncio. É mais importante evitar o conflito do que tentar se justificar.

3.Entenda que a luta não é contra o seu cônjuge, sim contra o diabo. Não haverá contenda se a segunda pessoa negar-se a contender. Portanto, antes de falar alguma coisa durante o conflito, pergunte-se três coisas:

·O que vou falar é verdadeiro?
·O que vou falar edifica?
·O que vou falar é necessário?

Terapia Conjugal

As cinco palavras que podem “matar”.

“Estúpido”.................... ............................Ma ta o amor próprio
“Nunca”....................... .............................M ata a esperança
“Mentiroso”................... ...........................Mat a a confiança
“Depois”...................... ............................. mata a oportunidade

“Arrependo-me de ter casado
com você”......................... ........................ Mata a comunhão conjugal

1.Qual destas cinco palavras acima vocês acham ser a mais perigosa ?
Compartilhem e depois escrevam.
Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ........

Esposa:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ........

2.Das cinco palavras que edificam citada no texto, qual você tem dito mais ao seu cônjuge?
Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. ....................

Esposa:....................... .............................. .............................. .............................. .....................

3.Quais são as cincos perpectivas da lei da semeadura e da colheita?
1)............................ .............................. .............................. .............................. .........................
2)............................ .............................. .............................. .............................. .........................
3)............................ .............................. .............................. .............................. .........................
4)............................ .............................. ..........................5).. .............................. .............................. .............................. .............................. .....................

Adriana Carvalho
30-12-08, 03:29 PM
Trabalhando com casais 13 lições:

9o- Estudo: Semeadura e Colheita II
Controlando a língua

Princípio Chave da lição

Disciplina a língua

Introdução

O controle da língua é, sem sombra de dúvida, uma das maiores benção para um relacionamento sadio no casamento. Temos que analisar bem cada palavra pronunciada no contexto do lar. Irmão, peça ao Espírito Santo que lhe ajude discernir o que não deve falar, pois a Palavra de Deus diz que todos nós haveremos de prestar contas de toda palavra frívola que tivermos falado.

I-Controlar a língua: Uma difícil tarefa!

1.Em busca da “perfeição”Tg 3: 2 diz que para sermos perfeitos, não podemos tropeçar na palavra, isto é, ao controlarmos a língua conseguiremos refrear todo o corpo. Desta maneira, encontraremos equilíbrio moral e espiritual. Esta pessoa pode considerar-se madura em Cristo e habilitado para toda boa obra, pois é sábia!

2.Outro princípio encontrado em Tiago, diz o seguinte: Quando você falar, fale aquilo que resulta em edificação. Ou melhor, seja pronto para ouvir e tardio par falar. (Tg 1: 19)

II-Cuidado com a língua

1. De vez em quando , lemos em jornais que falam de grandes acidentes causados por simples faíscas ou fagulhas que resultam em perdas imensas, tanto para o meio ambiente , quanto para a vida humana. De igual modo, muitos “incêndios”têm sido causados nos lares por meio de uma pequena fagulha ateada de forma irresponsável. O cônjuge que, antes de falar, não parar para pensar na extensão de seu ato, sofrerá as conseqüências.

II – Examinando a Fonte

1.Faça um auto-exame. Não é possível de uma boca sair palavras de louvor, de adoração e também de maldição contra o próximo .De uma fonte de água não jorra primeiro água doce e depois água amarga, isto é inconcebível. Pode a figueira produzir figos e azeitonas? Não há possibilidade de ser as duas coisas ao mesmo tempo.

Conclusão :

Uma língua, fonte do bem do mal, freqüentemente paralisa os relacionamentos e o amor recíproco, envenena as mentes, destrói a fé, macula o caráter e arrasa reputações. Use-a para transmitir mensagens de benção e edificação.

Terapia Conjugal

1. No contexto do lar, você reflete bem antes de falar? Você tem habilidade em domar sua língua? Dê uma nota de 0 a 10, a si mesmo nesta área: Esposo( ) e Esposa( ). Comente sua nota.
Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ...............

Esposa:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ...............

2.O que vocês acham que poderia ajuda-los a controlar melhor suas línguas?
.............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .....................

Adriana Carvalho
30-12-08, 03:44 PM
Trabalhando com casais 13liçòes:

10- Estudo: O princípio do Perdão
Decisão da vontade

Princípio Chave da Lição
O perdão é uma decisão da vontade que está acima dos sentimentos.

Introdução

É muito fácil falar de perdão, a dificuldade está em praticar o perdão. Existe um falso condeito sobre o perdão, pois ele é confundido com um sentimento, mas não é. O perdão é uma decisão da vontade, um ato contínuo da vontade, que vai além dos sentimentos ou das tendências que norteiam nossa alma.

I-Principio do Perdão

1.1.Perdoar, é a graça de cancelar dívidas de outro, resultando a harmonia.”’E uma habilidade que vai além da capacidade humana. Em Mateus 6: 12 , Jesus se refere ao perdão com um mandamento que deve ser praticado diariamente. Para Jesus, perdão vai além de um preceito, é um estilo de vida, que deve ser levado a sério.

2.O perdão, no conceito de Jesus, não é um sentimento, mas uma decisão de vontade. O perdão desarticula a violência doméstica.

3.Os conflitos são normais! Na relação conjugal nós somos feridos e ferimos, porque temos dificuldades para entender as diferenças naturais existentes entre nós. Portanto, as ofensas são frutos da nossa falta de habilidade em desenvolver nosso relacionamento.

II- A importância do Perdão

1.Perdoar não é esquecer
Quem perdoa não esquece, mas ao exercitar o perdão, o Espírito Santo sara as lembranças, curando as feridas da alma. O perdão praticado “setenta vezes sete” é a vida condicionada a ação do Espírito Santo.

2.Perdoar não é fingir

Não se pode ignorar o fato de que algo aconteceu. O que aconteceu, aconteceu.Não podemos ficar chorando pelo “leite derramado”, nem fazer “vista”grossas”. De fato , sua falta em enfrentar o problema e procurar reconciliação pode encorajar a outra pessoa a continuar repetindo a mesma atitude.

3.Perdão não é voltar ao passado

Enquanto houver repetição dos velhos sentimentos ou lembranças da ofensa acompanhada de ódio, com certeza não houve perdão genuíno. É fácil trazer as ofensas do passado. Há pessoas que guardam uma lista negra de ofensas recebidas e em certa hora, numa determinada situação recorrem ao “Baú da Infelicidade”e com o dedo apontado faz a cobrança daquela velha duplicata, quitada, amarelada pelo tempo, trazendo de volta a força destrutiva dos ressentimentos. Há uma tremenda “força”destrutiva dos ressentimentos do passado. Portanto há fortes razões para você não trazer o passado de volta:

4.Perdoar não é exigir mudanças da outra pessoa antes de perdoar

Deus nos perdoa mesmo sem merecermos, mesmo sendo devedores:

5.Perdoar é dar liberdade

Perdoar implica em deixar a outra pessoa livre, sem dívida a pagar. O perdão genuíno é aquele que libera a pessoa, que a deixa livre, que a desliga.

6.Perdoar é se libertar

Perdoar é ser liberto do rancor, da amargura, do ódio e de todo sentimento que desequilibra nosso homem interior. O parâmetro para recebermos o perdão de deus é a maneira como perdoamos aos outro.
A falta de perdão mantém-n-s na escravidão e dá legalidade aos “agentes” de satanás agirem em nossas vidas.

7.Perdoar é deixar de se defender

No exercício do perdão não podemos nos colocar no papel de juizes exigindo mudança por parte do cônjuge, lançando a culpa nele. Temos que reconhecer nossa parcela de culpa e assumir a responsabilidade por nossos atos. Perdoar exige abandono dos pensamentos de vingança.

II-Os Efeitos do Perdão

1.Há o fluir da graça de Deus na nossa vida.

2.Há uma indentificação com o Deus da graça, do amor, misericórdia e benignidade.

3.Ocorre restauração do corpo, da alma e do Espírito.

Conclusão

O perdão é imperativo na Bíblia. É um mandamento , o perdão deve ser aprimorado em nossas vidas. O Senhor Jesus nos ensina que seremos perdoados na medida em que exercitarmos o perdão na nossa vida.

Terapia Conjugal

1 Cada um de você pegue uma folha de papel e escreva uma situação que aconteceu, na qual você fez algo que magoou ou prejudicou alguém e foi perdoado(a).





2. Após terminar o item 1, vire a folha e faça o item 2. Escreva uma situação que ocorreu com você, onde tenha dificuldade de perdoar.





3. Em qual das situações você acha que era mais difícil perdoar? O que você fez contra alguém ou o que foi feito contra você? Peça ao Espírito Santo em oração , para lhe mostrar algo sobre

Adriana Carvalho
30-12-08, 03:48 PM
Trabalhando com casais 13 lições:

11 – Estudo : O exercício do Perdão
Vivendo a Graça

Princípio Chave da Lição
Errar é um ato, uma iniciativa humana. Porem é um ato, uma iniciativa divina.

Introdução

O perdão é uma manifestação da graça de Deus, e deve ser praticado como um exercício diário . Devemos aprender a conviver com as limitações do outro, evidentemente nos recusando a aceitar o erro como coisa natural na vida das pessoas. Aprender a conviver com as atitudes erradas, sem concordar com elas e ao mesmo tempo amenizar as amarguras, impedindo que feridas surjam na alma, observando o mandamento de perdoar sempre, independente do que sentimos.A amargura nos priva da graça de Deus. Não deixe o “mofo”do ressentimentos contaminar tua alma, existe uma esperança. Jesus é Balsamo de Gileade, a cura para aqueles que se encontram com o coração ferido pelos sofrimentos da vida. Ele está de braços abertos te esperando. (Jô 15: 12)

I – Jesus Cristo nos deu exemplos

1. Um modelo
Jesus nos deu o exemplo de perdão como algo fundamental na vida cristã. Este exemplo ocorreu no pior momento de Sua vida, quando desarticulou e desestruturou o império das trevas.

2. Uma necessidade

O perdão na vida cristã é a base do relacionamento entre o homem e o seu Criador. É uma doutrina básica da fé, onde se torna urgente sua prática diária, para que ninguém se prive da graça de Deus.

3. O mesmo Espírito

em João 13:35, Jesus disse: “... Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. A vida cristã tem uma identificação, o amor. O mesmo Espírito que levou o corpo inerte de Jesus da sepultura, está em nossos corações. Somos o templo do Espírito Santo.

II – Três Características Do Perdão De Cristo

1.Perdão Unilateral

Você toma a iniciativa, oferece o perdão, busca a restauração, compreende que o perdão é uma decisão da vontade e não um mero sentimento. Somente você pode impedir de perdoar alguém. É você quem decide. Isso independente dos sentimentos. Quando você exercita a prática do perdão, Deus cura os ressentimentos e as feridas da alma.

2.Perdão Incondicional

“Perdôo se”... “Se não”... “Isto nunca”! As pessoas que não tomam essa decisão de perdoar de forma incondicional demonstram que estão contaminadas pelo veneno da alma: a amargura. O inimigo tem procurado de muitas maneiras criar situações que gerem raiz de amargura, mas se exercermos o mandamento do perdão, suas intenções cairão por terra.

3.Perdão: o antídoto contra a amargura

A amargura é um sentimento perverso, porque produz uma reação em cadeia:
A amargura foi gerada no coração devido a falta de perdão.
As mágoas ou recordações dolorosas fazem parte dos pensamentos, e freqüentemente s”~ao verbais no dia a dia ou ficam escondidas no interior do coração.
A pessoa começa a se isolar, criando muros, tornando-se rude e insensível com Deus e com os homens , gerando outras raízes de amargura.
Surgem mais culpa, baixo auto estima, doenças psicossomáticas, depressão e até o câncer. Jesus com seu exemplo de amor e perdão, reverte toda raiz de amargura em vida abundante. Libere o perdão quem lhe ofendeu e deixe o Espírito Santo sarar suas feridas.

III- Exercendo o Perdão Total e Definitivo

Por ser um ato de nossa vontade, o perdão deve ser exercido diariamente, toda vez que fizer necessário. Parece ser algo fácil perdoar, mas como todo exercício, requer na realidade determinação, disciplina, perseverança e uma boa dose de humildade, para que o perdão faça parte de seu estilo de vida.

Conclusão

A partir do momento que você decide perdoar , colocará em pratica a vida cristão e todas as suas implicações. Sairá da teoria, porque com Deus, tudo é pratica.

Terapia Conjugal

1. Faça uma lista numa folha de papel com o nome de todas as pessoas que você precisam liberar o perdão, e orem juntos para o Senhor Jesus confirmar isso em suas vidas.

Adriana Carvalho
30-12-08, 03:54 PM
Trabalhando com casais 13 lições :

12 – Estudo : Aquecendo o Ninho I
A sexualidade conjugal

Principio Chave da Lição

Conhecer o propósito de Deus para o sexo, para desenvolver uma intimidade abençoada.

Introdução

Nesta época de tantos tabus e preconceitos, abusos e distorções relacionados a sexualidade, é necessário saber o que a Bíblia nos traz de orientação segura e equilibrada, para nos guiar nesta questão. É claro que a Bíblia não nos traz um tratado sobre a sexualidade, mas existem princípios gerais, que se foram observados, darão ao casal muita felicidade sexual.

I – O imperativo Divino

1.Deus deseja que os casais experimentem as bênçãos “da vida abundante”também na vida sexual. Quando o Senhor criou o homem e a mulher, os abençôo e lhes disse: “...Sêde fecundos e multiplicativos...”em outras palavras Deus estava dizendo: “Relacionem-se sexualmente e tenham muitos filhos”.

2.Por ser o sexo uma grande benção para o homem, o diabo faz tudo para perverte-lo. Na verdade o diabo odeia o sexo, pois a união íntima do casal é um constante lembrete do amor que Jesus nutre por Sua Igreja. Cristo entregou-se por Sua Igreja e esta por sua vez, agora se entregando a Ele. Da mesma forma marido e mulher se entregam mutuamente.

II – O Propósito do Sexo no Casamento

1.O sexo é para ser desfrutado no casamento ( Gn 4:1)

2.O sexo é criativo. Foi o próprio Deus quem disse: “Sede fecundo, multiplicai-vos”

3.O sexo é um meio de comunicação. Observe o que a Bíblia diz (Gn 2: 24)

4.O sexo é para prazer e realização conjugal ( Pv 5: 18-19)

5.O sexo é para experiência de entrega mútua do cônjuge( ICo 7:1-5).

III- Desenvolvendo relações sexuais Abençoadas

1.Sexo é a fusão perfeita de duas personalidades. Uma expressão de amor que envolve o ser humano totalmente. Uma união física, intelectual e espiritual ao mesmo tempo.

2.O livro de Cantares é o livro de amor conjugal por excelência.(Ct 1: 13-16)

3.Na vida de um casal , onde o amor de Deus está dominando os corações, as relações sexuais serão uma experiência cheia de encantamento e satisfação. Ambos desenvolverão a experiência do orgasmo simultâneo, que é o clímax do amor conjugal. E com imensa satisfação e gratidão, vão louvar o Senhor de todo o coração pr esta benção tão especial. As relações sexuais estão reservadas única e exclusivamente ao matrimônio.

4.O ato conjugal é uma relação pura, bela e santa, a relação sexual é o selo que consuma o matrimônio, pois nela marido e mulher se unem em uma única só carne. ( Alma,Espírito e Corpo).


IV- Identificando e Eliminando os Problemas

1.Alguns bloqueios mais comuns nas relações sexuais

·Pecado não confessados;
·Conflitos na “Lua de Mel”, isto é desajuste nas primeiras experiências sexuais
·Coisas que um não gosta no outro, tais como idéias , atitudes, hábitos e sentimentos de competição;

2.Problemas Básicos Relacionados ao Esposo

·Egoísmo: Erotismo egocêntrico;
·Experiências anteriores ligadas à pecados sexuais, chamados de “laço pecaminosos da alma”.

3.Problemas Básicos Relacionados a Esposa

·Sentimento de inferioridade, culpa, vergonha e medo.
·Indiferença ou conformismo. Negligenciando sua própria necessidade física.

4.Problemas Gerais

·Limitações físicas
·Falta de conhecimento sobre sexualidade
·Falta de higiene corporal
·Falta de privacidade
·Falta de diálogo reservado para as preferências de cada um, sobre o ato sexual
·Falta de tempo reservado para a relação sexual




Terapia Conjugal

1.Relacione abaixo, os problemas mais ocorridos com cada um de vocês, descritos nos tópicos 1, 2, 3 e 4 da pagina anterior.
Esposo:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ........

Esposa:....................... .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ........

2.O que vocês sentem que precisa acontecer para que possam desfrutar de um relacionamento íntimo pleno e abençoado por Deus?
Compartilhem e depois escrevam.
.............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ............

Adriana Carvalho
30-12-08, 03:59 PM
Trabalhando com casais 13 lições:

13 – Estudo: Aquecendo o Ninho II
A Beleza Do Prazer Sexual

Principio Chave da Lição

Desenvolvendo uma relação prazerosa

Introdução

Deus não criou o sexo apenas para procriação. O sexo foi criado também para prazer.

I-Aspectos do Prazer Sexual no Casamento

Relacionamento sexual saudável dentro do casamento proporciona saúde mental, física e espiritual.
É por esta razão que , o “jejum sexual”ou afastamento por algum tempo, deve ser com mútuo consentimento. (Co 7:11).

2. O prazer sexual alegra o coração (Pv 5:18)

O ato sexual no casamento não é uma “obrigação” imposta pelo contrato matrimonial, mas um meio de mútua satisfação. O relacionamento sexual saudável só acontece quando ambos o cônjuge buscam o aperfeiçoamento na relação íntima.
Isso tem haver com respeito, amor, aceitação de limites ( Ef 5: 33)

3. O prazer sexual sacia

este versículo indica que o sexo tem um aspecto lúdico de amor entre esposo e esposa. Só quando ele é praticado nesta perspectiva , poderá saciar.

4. O prazer sexual é embriagante

A expressão “embriaga-te sempre com as suas carícias” indica que os deleites físicos do sexo estão no projeto de Deus.

II-Vivenciando Um Leito Sem Mácula

1.É sabido que nos livros seculares existem diversas sugestões de técnicas sexuais, muitas vezes sugerindo o “Vale Tudo”. Não há dúvida que muitas das práticas recomendadas nestes livros não estão de acordo com a vontade de Deus.(I Ts 4: 3-5) elucida satisfatoriamente esta questão.

2.Se marido e mulher procurarem levar seu casamento debaixo do Senhorio de Jesus e viverem em conformidade com o padrão bíblico , a vida sexual destes irá melhorar e não serão mais atraídos para os desvios sexuais que maculam o leito nupcial, tornar-se á um manancial de alegria, benção e plenitude que Deus sempre quis que fosse.

Terapia Conjugal

Após terem estudado esta lição juntos, vocês deverão responder em uma folha de papel, individualmente, as perguntas que se seguem. Depois compartilhem as respostas. Vocês devem expressar estas coisas com amor.

1.Cite duas coisas, em especial, que o seu cônjuge faz durante a relação sexual que mais lhe agrada.
.............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ..................

2.Cite alguma coisa que sue cônjuge faz que lhe desagrada, antes , durante/ ou depois da relação sexual.
.............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ..................

3.com que freqüência você deseja realizar relações sexuais?
.............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. .............................. ..................


4.Orem juntos para que o Senhor derrame uma porção dobrada de Amor Ágape, isto é, o amor doação, que somente se realiza quando a pessoa amada estiver realizada. Que o Espírito Santo revele a pureza do sentimento original, que exista no paraíso antes que o homem e a mulher pecassem.

AMÉM!

Adriana Carvalho
03-01-09, 03:58 PM
A Paz a todos feliz ano de 2009 , que Deus possa abençoa-los grandemente este ano no vossos ministerios.
Para os que irão iniciar e para os que irão permanecer , tenham muita sabedoria e peçam a Deus direção.

Amados, postei as liçòes que haviam me pedido para poderem trabalhar com os vossos casais.
Essas lições trabalhamos nos discipulados uma vez por semana , e hoje postei as dinâmicas para vocês usarem em cada lição ajuda muito e quebra o gelo da reunião é muito bom trabalhar assim.

Que Deus poça abençoar a todos nós , pois este ano estaremos novamente trabalhando com os casais da nossa igreja pelo terceiro ano seguido e é maravilhoso, estarei aqui.
Muita Paz a todos.

Adriana Carvalho
03-01-09, 04:14 PM
Dinâmica das 13 lições

1o – Estudo: O projeto de Deus para nós

Material: desenho de uma videira.
explicar que o nosso casamento é como uma videira em crescimento é o projeto que Deus tem para nós que ao final serão tantos os frutos que teremos que repartir com aqueles que ainda não fizer de Deus seu parceiro no casamento.

Fernanda Luísa
15-01-09, 05:53 PM
Livro ótimo!
A Bíblia e sua família
Uma exposição bíblica sobre casamento, família e filhos
Augustus Nicodemus Lopes e Minka Schalkwijk Lopes
Editora: Cultura Cristã

Sumário
I- Plçenitude do Espírito e vida familiar
II - A submissão da esposa
III- A submissão da esposa
IV - Esposas em angústia
V- O amor do marido
VI-O amor do marido
VII-Maridos, vivei com vossa mulher
VIII-Filhos, obedecei a vossos pais
IX- A responsabilidade dos pais
X- O lugar do sexo no casamento
XI - Divórcio e novo casamento

Onde comprar:
http://www.amx.com.br/cep/
tópico LIVROS > FAMÍLIA

Elanemos
25-01-09, 12:57 AM
Gostaria de agradecer aos irmãos que foram uma benção em minha vida,
conheci o site e fiquei encantada com tantas coisas maravilhosa que encontrei
pela primeira vez eu e meu esposo vamos trabalhar com casais e nossa primeira reunião é dia 7 de fevereiro.

Rosemeire
27-01-09, 10:06 PM
Algumas diretrizes para expressar os sentimentos de modo adequado:
1. Falem sem raiva ou hostilidade. Baixem a voz em vez de levantá-la.
2. Sejam claros e específicos. Pensem ao falar, e digam claramente o que querem dizer.
3. Sejam positivos e apreciativos. Nada de buscar faltas, culpar ou julgar.
4. Sejam corteses e respeitosos mesmo quando não concordem entre si.
5. Percebam as necessidades e sentimentos um do outro.

Agora algumas diretrizes para se tornarem bons ouvintes:
1. Demonstrem interesse um pelo outro. Mantenham bom contato visual e respondam com um sorriso ou meneio da cabeça.
2. Usem frases apropriadas para mostrar acordo, interesse ou compreensão.
3. Formulem bem perguntas que demonstrem interesse e encorajamento para falar.
4. Quando pensarem que vocês acabaram de ouvir, ouçam 30 segundos mais

Nancy Van Pelt

Rosemeire
09-02-09, 01:21 PM
Conheça 12 princípios para uma comunicação sábia baseados em Provérbios

SE DISPOR A OUVIR
19:20 – “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio”.

EVITAR LEVAR TUDO TÃO À SÉRIO
19:11 – “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”.

MEDIR AS PALAVRAS
20:23 – “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”.

DIZER NÃO À DISCUSSÃO – (DISCUSSÃO É PECADO)
18:19 – “Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela”.

UM FALAR SÁBIO
12:18 - “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”.

RESPONDER SEM SER PRETENCIOSO
15:1 – “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”.

CONHECER O PODER DAS PALAVRAS
16:24 – “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos”.

ESPERAR A SUA VEZ
18:13 – “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha”.

NÃO SE IRRITAR
15:18 – “O homem irritável procura dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão”.

NÃO PAGAR NA MESMA MOEDA
24:29 – “Não diga: Farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que me fez”.

CONFRONTAR COM AMOR
27:5 – “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto”.

TEM DE SE ARREPENDER, PEDIR PERDÃO E NÃO FAZER MAIS
30:32 – “Se você agiu como tolo, e exaltou-se a si mesmo, ou se planejou o mal, tape a boca com a mão!”.


Paulo S. Santos
Fonte:www.ibe. org.br

Rosemeire
02-03-09, 09:15 AM
Verdade ou Mentira

01 Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.

02 Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.

03 Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento. Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.

04 Mentira: Eu perdi o amor que eu sentia por você...
Verdade: O amor pode ser restaurado por Deus.

05 Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

06 Mentira: Não posso mudar – sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

07 Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.
Extraído e adaptado com permissão de Divorce Proofing Your Marriage.
Recebi por e-mail e adaptei.

Adriana Carvalho
03-03-09, 06:05 PM
Dinâmica das 13 lições:

3o-Estudo: Uma aliança de sangue

Material: flanela, e qualquer produto para polir.
Dar a cada cônjuge um pedacinho de flanela, com uma gota de polidor e pedir para eles irem esfregando a aliança, depois no final da aula pedir para que eles olhem na flanela e digam o que aconteceu, então explicar:
Que é assim que Deus trabalha em nosso casamento ,todas as fezes que fazemos uma aliança com ele,Ele retira a amargura, tristeza, e os buracos do nosso casamento.restaurando.

Adriana Carvalho
03-03-09, 06:09 PM
Dinâmica da 13 lições:

4o – Estudo: O Sonho não Acabou

Material: uma corda com 4 nós, peguem no meio da corda, e comecem a dar exemplos de com era no namoro as palavras doce, o presentes, as declarações de amor, os sonhos, no primeiro nó, depois vá para o outro nó um de vocês e comecem a falar das dificuldades que começaram a enfrentar, vá para o outro no e diga da falta de carinho, atenção, em fim vá dando exemplos até chegar no ultimo nó.
Quando chegar no ultimo nó diga aos casais : Mas quando colocamos nosso casamento nas mãos do Senhor ele nos da o renovo e nos ensina a sermos apaixonados todos os dias pelo nosso cônjuge e a renovar nosso casamento

Adriana Carvalho
03-03-09, 06:14 PM
Dinâmica das 13 lições:

5o – Estudo: Definindo os Papeis

Material: 05 azuis e 05 balões amarelos
Encha os balões, explique que cada balão representa uma da responsabilidade do casal.
Escreva nos balões amarelo: Lavar, passar, escola filhos, almoço, trabalho fora .
Nos balões azuis: provedor, intercessor, lider, educar filhos.
Entregar a mulher os balões e explicar que ela tem todas essas funções , entregar o do homem e dizer a mesma coisa e ele reclama que esta muito cansado e vai transferindo o papel de intercessor para a esposa, pois ela tem mais tempo para orar, o tempo dele é corrido. E diz que não quer ser mais líder, pois a esposa está mais tempo em casa ela tem mais possibilidade de controlar tudo, educar os filhos etc.e ele vai dando os balões a ela,e só fica com o papel de provedor pois só nisso perde todo seu tempo, e com isso a esposa fica sobrecarregada e não consegue segurar os balões que caem .
Explicar que: Deus quer que cada um cumpra com seu papel, pois Ele nos dá capacidade, que quando deixamos de cumprir com nossos papeis quem assume é o outro, e esta inversão causa danos terríveis no relacionamento do casal e filhos.

Adriana Carvalho
03-03-09, 06:17 PM
Dinâmica das 13 lições:
6o – Estudo: Principio da comunicação
Material: 01-bala
Para cada cônjuge, pedir para eles ficarem de frente um para o outro colocar a bala na ponta da boca segurando , sem por as mãos só com a boca abrir a bala e deixar até terminarem de abrir a bala.
Explicar: que aquele que terminou rápido esta se comunicando com facilidade, aqueles que não conseguiram abrir a bala ou demorou muito necessitam de mais comunicação

Adriana Carvalho
07-04-09, 01:56 PM
Dinâmica da 13 lições

7o – Estudo : Desenvolvendo uma comunicação sadia

Material:02 pedaços de elásticos do mesmo comprimento. Mostrar que os dois elásticos têm o mesmo comprimento, em seguida , pegue um dos elásticos e estique varias vezes e torne a compará-lo com o outro elástico . Podemos notar que o elástico foi esticado ficou maior. Esse exemplo ilustra o que acontece quando apenas um do cônjuge cede mais que o outro. Ocorre um desequilíbrio no relacionamento do casal.

Adriana Carvalho
07-04-09, 02:05 PM
Dinâmica das 13 lições

11- Estudo: O exercicio do perdão

Material: 01 folha de papel com os dizeres: “Falta de perdão causa cegueira”.
Escrever com letras brancas e pretas por cima que nem todos vão enxergar, explicar que as pessoas que não perdoa torna-se cega para muitas coisas na vida

Adriana Carvalho
07-04-09, 02:08 PM
Dinâmica das 13 lições

12- Estudo : Aquecendo o Ninho I

material: copinho descartável para café com amendoim cru , e copinho com amendoim torrado ou com cobertura de chocolate, distribuir no inicio da lição um copinho com o amendoim cru, deixar que os participantes experimentem, pois esse deixa a boca horrível. Isto é para comparar a vida sexual do casal.
Depois distribua um copo grande de amendoim doce especial,comparar a diferença dentre os dois amendoins, o 1o é a vida sexual sem a presença de Deus e o outro é a vida sexual
quando o casal tem um relacionamento com Deus

Adriana Carvalho
07-04-09, 02:13 PM
Dinâmica das 13 lições
9o – Estudo: Semeadura e Colheita II

Material: 02 sacolinhas ou bornal, uma branca e uma preta. A branca significa que ali dentro as sementes são de VIDA, escreva palavras de amor e elogio, e a preta contendo sementes de cartolina preta são de MORTE, coloque palavra de maldição, palavras que magoam . O bornal branco é de Deus, e o Preto é de satanás .
Objetivo: mostrar que nós temos o livre arbítrio de escolher de qual bornal nós queremos tirar a semente para plantar. Por isso temos que ter discernimento e sabedoria para plantarmos a semente correta, pois conforme a nossa semeadura será a nossa colheita.

Adriana Carvalho
07-04-09, 02:16 PM
Dinâmica das 13 lições
8o- Estudo: Semadura e Colheita I
As Três Peneiras

Material: Leitura do Texto: “As três peneiras”

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato?
Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo.
Suponhamos então que seja verdade.

Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE.
O que você vai contar é coisa boa?
Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém contar?
Resolve alguma coisa?
Ajuda a comunidade?
Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, conte!
Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Adriana Carvalho
07-04-09, 02:17 PM
Dinâmica das 13 lições:

2o- Estudo : Em busca do ideal de Deus
Material: Massa de modelagem ( cores diferente para cada cônjuge)
dar a cada cônjuge um pedacinho da massa de modelagem de cores diferentes. Observar o fato de serem da mesma substancia , mas com suas particularidades especiais. Orientar a mistura dos dois pedaços pelo casal. Pedir para cada cônjuge juntar as duas cores da massa e misturar bem para que fiquem unidas, depois tenta separar para que voltem a ficar cada uma na sua cor.
Com essa dinâmica mostrar a eles que o casamento também é assim não se tem Eu ou Você, mais sim um só pois nos tornamos uma só carne perante Deus.

Adriana Carvalho
07-04-09, 03:00 PM
Dinâmica das 13 lições

10- Estudo: O principio do perdão

Material: limonada sem açúcar (copo) .
Limonada com açúcar (copo).
Oferecer um copo de limonada sem açúcar , um por casal, e leva-los a experimentar o suco. Comente com está sendo desagradável tomar aquele suco amargo. Oferecer a seguir o suco com açúcar e pedir para toma-lo , explicar:
Quando nós deixamos de perdoar alguém nos tornamos pessoas amargas como o 1o suco, mas quando liberamos o perdão é como o açúcar na limonada fica muito bom, a vida volta a ter sabor diferente

Adriana Carvalho
07-04-09, 03:06 PM
Dinâmica das 13 lições

1o – Estudo: O projeto de Deus para nós

Material: desenho de uma videira.
explicar que o nosso casamento é como uma videira em crescimento é o projeto que Deus tem para nós que ao final serão tantos os frutos que teremos que repartir com aqueles que ainda não fizer de Deus seu parceiro no casamento.

Rose Coelho
14-04-09, 10:56 PM
Amor: Casais em harmonia e o grande mandamento

Conselhos práticos para os casais
Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo.
Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado.
Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar.
Nunca se encontrem sem um termo bem vindo.
Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros.
Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo.
Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro.
Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia.
Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se! Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes.
Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro. Pode parecer engraçado, às vezes, mas fere.
Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é.
Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor.
Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia.
Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada.
Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam rivais no altruísmo.
Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro.
Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser. Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno.
Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto.
I Cor. 13.7

Rose Coelho
14-04-09, 11:03 PM
Amor e humor na família





Por: Osmar Ludovico

O que seria do amor sem o bom humor?

Amor e humor são virtudes essenciais para o relacionamento entre homem e mulher, marido e esposa, adultos e crianças, pais e filhos.

Existe o amor romântico, a paixão, o sentimento. Este é volúvel, progride e regride velozmente, basta uma pequena mudança de atitude. Mas existe também o amor compromisso, que envolve a fidelidade e a estabilidade. O primeiro age nas nossas emoções; o segundo na nossa vontade. O amor inclui a emoção que faz palpitar o coração apaixonado e a vontade que segura o voto de permanecer unidos haja o que houver.

Somos emocionalmente instáveis, por isso nos estranhamos, nos irritamos, brigamos e acabamos cada qual no seu canto, nos sentindo incompreendidos e mal amados. A vontade e o voto nos chamam de volta à reconciliação através do perdão, nesta permanente dança do encontro-desencontro-reencontro.

O desejo de permanecer junto, apesar das diferenças e dos conflitos, nos livra de nos tornar desafeiçoados e vingativos. Permite, ao contrário, que, mesmo feridos, continuemos desejando o bem do outro e agindo de forma construtiva. Isto é, nos convida ao processo contínuo de nos re-apaixonarmos pela mesma pessoa muitas vezes ao longo de uma vida toda.

Deus nos revela seu amor, primeiro nos aceitando como somos e agindo sacrificialmente em nosso favor como diz as Escrituras: “Mas Deus prova seu amor para conosco, tendo Cristo morrido na cruz sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). E também através de sua fidelidade sem limites, pois seu amor permanece estável mesmo quando não o correspondemos (1 Tm 2.13). Assim, ao longo da vida aprendemos a amar como Ele nos amou.

Mas o que seria do amor sem o bom humor? A base da vida cristã consiste e reside nesta alegria de alma, uma alegria que brota da interioridade, e não das circunstâncias. Uma celebração íntima, um regozijo inexplicável no profundo de nosso ser, uma doce, leve e alegre constatação de que vivemos diante da face amorosa de Deus, que nos perdoa, nos aceita, nos recebe em sua presença. E faz de nós, pecadores, seus filhos amados. Amar e ser amado é o glorioso destino do ser humano, e amar e ser amado por Deus e pelo seu semelhante é o ápice da aventura humana, de ser, de existir. É puro contentamento!

A alegria, nos conta Paulo, é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22). Ou seja, a presença de Deus na nossa vida gera bom humor e rosto sorridente. Cara amarrada, levar-se muito a sério e mau humor evidenciam a ausência de Deus e a dificuldade e incapacidade de amar. Precisa de cura, de arrependimento e de um batismo de alegria. O humor inclui o lúdico. Os jogos, as brincadeiras e a descoberta da criança que está em nós, abafada por um pai severo e cobrador. Nossos filhos nos ajudam a reencontrar atrás do adulto, responsável e sério, o menino e a menina que sabem brincar. O bom humor nos convida à festa, a comemoração, e nos recorda que o primeiro milagre de Jesus foi fazer mais vinho para que uma festa de casamento não terminasse antes do tempo (Jo 2.1-12). Faz-nos lembrar, ainda, que perdoar é motivo de festa para o nosso Deus. Quando o pródigo volta para casa, o pai convoca toda a aldeia para dançar e comer churrasco (Lc 11.15-32).

A família é o lugar do perdão e da festa. A alegria da mesa, das férias, das saídas-surpresa, das datas festivas, da vida de oração, da vida sexual.

A sexualidade humana se realiza, portanto, de forma plena e prazerosa nesta relação permeada por paixão, fidelidade, compromisso e bom humor. Aí surge o desejo da entrega mútua baseada na confiança e na ternura. E a vida sexual se torna plenitude de alegria e prazer. Dança misteriosa e poética de corpos que se unem, trocam inspiração, respiração e transpiração no jogo prazeroso de sensações agradáveis, o prazer sensorial.

Fomos criados para amar e ser amados, e Deus dá ao homem esta oportunidade e responsabilidade de se deixar conduzir por Ele no aprendizado ao longo da vida. De amar e ser amado – esta é a regra do casamento. Não é célula descartável, econômica, não é célula de proteção (máfia), não é célula reprodutiva. Mas um contexto para a aventura e o aprendizado de amar e ser amado, contexto este que possibilita a realização e a alegria do ser humano, ao nível mais profundo de sua existência.


--------------------------------------------------------------------------------


Fonte: Revista Enfoque - Edição 64-NOV/2006.

Rose Coelho
14-04-09, 11:16 PM
Oi Pessoal.. não sei se vcs costumam estudar livros com os casais, essa é uma ótima dica, estou lendo e estou amando, serve para indicar tbém nos encontros

Antes que as Dívidas nos Separem
Julie Ann Barnhill

Se os problemas financeiros estão causando discórdia entre você e seu cônjuge, não se desespere... Você é apenas mais um dos milhares de casados que -- mesmo conhecendo o que deve e não deve ser feito no gerenciamento do dinheiro -- ainda não são capazes de sair da montanha-russa do descontrole financeiro.
Neste livro, o autor compartilha livremente os pontos relacionados à economia doméstica e os pontos fracos de seu casamento, com doses generosas de humor junto a princípios sólidos da Palavra de Deus. Assuntos difíceis que mantêm você e seu cônjuge, infelizes e muitas vezes em dificuldades financeiras.
Encontre a cura para suas feridas e volte-se para o Pai, o único que pode proporcionar mudança duradoura em seu casamento, talão de cheques e um futuro melhor!

Formato: 14 x 21cm / 192 págs
Acabamento: Brochura
ISBN 85-263-0579-4

ARNETE SOUSA PORTUGAL
12-05-09, 07:53 AM
culto para os casais

fernandaknupp
22-05-09, 01:12 AM
Dinâmica das 13 lições

12- Estudo : Aquecendo o Ninho I

material: copinho descartável para café com amendoim cru , e copinho com amendoim torrado ou com cobertura de chocolate, distribuir no inicio da lição um copinho com o amendoim cru, deixar que os participantes experimentem, pois esse deixa a boca horrível. Isto é para comparar a vida sexual do casal.
Depois distribua um copo grande de amendoim doce especial,comparar a diferença dentre os dois amendoins, o 1o é a vida sexual sem a presença de Deus e o outro é a vida sexual
quando o casal tem um relacionamento com Deus



ta faltando a dinamica do 13º estudo...

Adriana Borel
22-05-09, 09:13 AM
Olá, já fiz essa brincadeira na minha igreja e foi muito bom:
De olhos fechados.
Os esposos devem de entrar de olhos vendados (pode ser um de cada vez, ou a critério do dirigente) e procurar entre algumas candidatas pré-selecionadas a sua esposa.
o detalhe legal é que eles deverão tocar somente o rosto das candidatas e descobrir qual delas é a sua esposa.
Depois se faz o mesmo com as mulheres, só que elas deverão reconhecer seus respectivos esposos pelas mãos.

Sugestão para aplicação prática: O casal deve se conhecer e buscar se conhecer a cada dia para que nada, ou nenhuma dificuldade (citar a falta da visão - experiencia da brincadeira) venha atrapalhar o relacionamento.

Regisrag
23-05-09, 09:23 PM
Boa Noite,

Quero primeiramente agradecer a todos vocês, pois incrementaram muito a minha vida com tanto material maravilhoso. Estou iniciando agora e a ajuda de vocês é indispensável. Confesso que já baixei materiais anteriores sobre casais e estou extremamente agradecida pela vida de vocês, muitoooo muitoooo obrigada !!

Abraços e Deus os abençoe

Lindo
28-05-09, 06:38 PM
Dinâmica das 13 lições
9o – Estudo: Semeadura e Colheita II

Material: 02 sacolinhas ou bornal, uma branca e uma preta. A branca significa que ali dentro as sementes são de VIDA, escreva palavras de amor e elogio, e a preta contendo sementes de cartolina preta são de MORTE, coloque palavra de maldição, palavras que magoam . O bornal branco é de Deus, e o Preto é de satanás .
Objetivo: mostrar que nós temos o livre arbítrio de escolher de qual bornal nós queremos tirar a semente para plantar. Por isso temos que ter discernimento e sabedoria para plantarmos a semente correta, pois conforme a nossa semeadura será a nossa colheita.

Irmã Adriana, a Paz do Senhor!

Copiei todo o seu material encaminhado, porque considero-o muito útil.

Desde já pedindo perdão se tiver sendo mal entendido, sugiro que mude as cores da sacolinha ou bornal. Explico: a sociedade em que vivemos é muito melindrosa e algum participante da dinâmica pode entender preconteituosa a associação do preto ao mal e do branco ao bem, associando-a a raças.

Deus te abençoe e ao teu ministério.

Pr. LINDO

melissa_vi
28-05-09, 08:26 PM
Irmaos que benção viu!!!
Peguei "tudo" o que estava aki pra mandar para meus pastores, pois são eles que estão organizando o Jantar para Casais, em nossa igreja, que acontecerá no dia 13/6...
Creio que certamente Deus nos abençoará muito com esses trabalhos!
Um agradecimento especial pra Adriana e dizer que fazemos parte da mesma igreja! IEQ!!!
Gloria a Deus
Deus abençoe vcs!!!

ARNETE SOUSA PORTUGAL
07-06-09, 12:05 AM
SITE COM DINAMICAS, MODELOS DE LEMBRANCINHA E ESTUDOS PARA ENCONTROS DE CASAIS E OUTROS MINISTERIOS INCLUSIVE O INFANTIL
http://www.estudoscristaos.com/search/l ... e%20Casais (http://www.estudoscristaos.com/search/label/Minist%C3%A9rio%20de%20Casais)
ARNETE PORTUGAL

ARNETE SOUSA PORTUGAL
17-06-09, 05:58 PM
LEMBRANCINAHA QUE FIZ JUNTAMENTECOM AS MOÇAS DA JCA DA MINHA IGREJA PARA O NOSSO ULTIMO ENCONTRO DE CASAIS
PEGUEI NO SITE DA CREATEVA, OS PEZINHOS SAIU BRANCO PORQUE NÃO ACHAMOS EM TEMPO PARA COMPRAR O VERMELHO DE 5 MM. ENCHEMOS O CORAÇÃO COM ESPUMA PICADA.
ENFEITAMOS AS MESAS COM O CORAÇÃO DEPOIS CADA CASAL LEVOU COMO LEMBRANCINHA PARA CASA
PEGUE O MOLDE NO SITE DA CREATEVA
http://www.kreateva.com.br/conteudos.ph ... o=detalhes

LuizHenriqueASilva
19-06-09, 09:33 AM
http://www.universobiblico.com.br/assem ... amilia.htm (http://www.universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/familia.htm)

A Família, Depoimento Bíblico:
Gn 1.10 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.12 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.17 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.21 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.25 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.31 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 2.18 = Não è Bom Que o Homem Esteja Só.

FE0306
17-07-09, 03:04 PM
A paz do Senhor!
O Senhor nos deu um presente!!!! O filme "A PROVA DE FOGO", dos mesmos criadores de "DESAFIANDO GIGANTES"
Não só o meu casamento foi restaurado, como também de várias amigas que indiquei!!!!
MUITO BOM!!!!!

DIGA NÃO A PIRATARIA!!!!

http://www.provadefogoofilme.com.br/

Que Deus os abençoe muito!!!!
Fernanda

Daniela Lessa
30-10-09, 11:53 AM
Olá Amados...

Para mim é um grande prazer fazer parte dessa rede tão abençoada. Sou de Salvador e estou buscando subsidios para serem realizados na Igreja onde congrego. Sei que lá precisa de um grupo Jovem e pela misericordia de Deus estou á frente. De uma EDB mais dinâmica, poiis os membros faltam muitos. E um grupo que cuide dos casais da Igreja. Sei que nesse site poderei adquerir idéias q irão me ajudar muito.
Podem contar comigo também.
Deus abençoe a todos.;

Daniela Lessa

FabianaCA
06-01-10, 03:46 PM
http://rededafamilia.lagoinha.org.br/wp-content/blogs.dir/7/files/Familia/logo_casados_para_sempre.jpg

Curso Casados Para Sempre

O Marriage Ministries Intemational trabalha junto com a igreja local para curar e fortalecer os casamentos. Nossa firme convicção é que todos os casais têm uma tarefa do Senhor, e é nosso desejo ajudar a edificá?los e equipá?los para tal ministério como uma equipe de uma só carne. Cremos que, quando os lares são fortes, as igrejas são fortes. Os princípios bíblicos compartilhados no curso “Casados Para Sempre” ensinam aos casais como andar na plenitude do relacionamento de uma só carne, capacitando?os a se tornar um lar cristão que seja luz, ministrando salvação, cura e libertação em nome do Senhor Jesus.
Para os casais cujos casamentos estão atribulados. O MMI oferece esperança de reconciliação e cura permanentes. Os estudos do curso “Casados Para Sempre” providenciam as ferramentas necessárias para aqueles que estão procurando andar em paz e harmonia.

Os casamentos que ficaram frios e rotineiros descobrem nova vida e vibração, quando experimentam um aprofundamento do amor de Deus no MMI. O plano de Deus para o casamento torna?se cada vez mais empolgante e penetrante. Os casamentos rotineiros podem descobrir um novo despertamento na verdade da Palavra de Deus.

Os casamentos que já têm uma base firme caminham para a excelência, através dos princípios bíblicos ensinados nas aulas de MMI. Os casais que já têm bons casamentos aprendem a usar sua estabilidade para reproduzir vida em outros.

Fonte: http://www.mmibrasil.com.br/cursos_casados.htm

Local: Igreja Batista Nacional Eldorado
Endereço: Rua Manacá, 243, Eldorado, Contagem - MG
Telefone para Contato - Inscrições: 31 33954860

Simone G. B. Schuina
23-03-10, 04:36 PM
Queridos irmãos, preparei esta reuniões de casais em minha igreja, Igreja Batista do Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim - ES. Foi uma grande bênção! Espero contribuir para abençoar outros casais. Abçs. fraternos.

Simone G. B. Schuina

REUNIÃO DO MINISTÉRIO ALIANÇA – CASAIS DA IBP – 23/08/09

. Abertura e boas vindas.
. Oração.
. Cânticos.

. Dinâmica: “Papéis”

a) Material: 05 ou 06 balões azuis, 05 ou 06 balões vermelhos.

b) Processo:
. Encher os balões e amarrar. (Não precisa encher muito).
. Explicar que cada balão representa uma das responsabilidades ou papéis de cada cônjuge: balões azuis esposo e vermelhos da esposa.
. Tenha à mão uma caneta para retroprojetor preta, de ponta grossa. Estimule a participação dos casais presentes, perguntando, primeiramente, quais seriam as cinco ou seis maiores responsabilidades das esposas no casamento. À medida que forem falando, ir escrevendo nos balões vermelhos (uma para cada balão). Repita o processo com os maridos.
. Em seguida, peça a um casal voluntário para vir à frente participar ativamente da dinâmica.
. Entregue os balões vermelhos à esposa e os azuis ao marido. Eles devem segurá-los, sem deixar cair no chão.
. Num primeiro momento, sob a direção da dinamizadora, o marido pega suas responsabilidades (os balões azuis) e, um a um vai mostrando aos outros casais presentes o que está escrito. Faz uma cara de que não quer aquela responsabilidade e entrega o seu balão azul à sua esposa. Repetir o gesto até terminar os balões azuis.
. Num segundo momento, repita o processo, agora usando a esposa.

c) Reflita com os casais: O que aconteceu nesta dinâmica? Cada cônjuge tinha seu papel a cumprir, mas com a atitude tomada, de não assumir o seu papel no lar, um dos dois ficou sobrecarregado, pois, além das suas responsabilidades, ainda ficou com as do outro, o que forçou o abandono dos próprios papéis.

d) Conclusões: A inversão de papéis ou a sobrecarga de responsabilidades sobre um dos cônjuges sempre vai trazer prejuízos para o relacionamento e para os filhos. Deus quer que cada um cumpra o seu papel, pois Ele nos da capacidade para cumpri-los.



Estudo : “Papéis”
www.ministeriojessewesley.com. br (http://www.ministeriojessewesley.com. br)
Livro para discipulado para casais

O matrimônio trás consigo responsabilidades tanto para o marido como para a mulher. (I Cor. 7:3-4).
As responsabilidades precisam ser divididas, pois, quando existe acúmulo de tarefas ou troca de papéis acontecerão crises entre os cônjuges.
Embora o texto fale de algo pertencente à vida sexual, revela um princípio existente no casamento.
O relacionamento matrimonial é mais importante do que qualquer outro relacionamento e deve ser mais forte que o laço emocional com Pai ou Mãe. (Gen. 2:24)
O casamento tipifica a figura de Cristo e a Igreja. (Ef. 5:22-25).

Preparar tiras de papel e/ou pequenos cartazes e ir colando no quadro o papel do marido e o papel da esposa no casamento:


1) O PAPEL DO MARIDO.
a) Deve se posicionar como o cabeça do lar: (I Cor. 11:3 /Ef. 5:23).
b) Deve ser o sacerdote da casa: (I Tim. 3:3-4).
c) Deve amar, honrar, respeitar e cuidar de sua esposa: (Ef. 5:25 / Col. 3:19 / I Pe 3:7).
d) Deve ser o provedor das necessidades da mulher: (Ef. 5:28-30 / I Tim. 5:8).
e) Deve ser amante da mulher: (I Cor 7:3-4).
f) Deve ser protetor da mulher: Vemos esta relação na figura Cristo x Igreja.

2) O PAPEL DA ESPOSA.
d) Deve ser auxiliadora idônea (competente, capaz e correta): (Gen. 2:18).
e) Deve ser submissa a seu marido: (Ef. 5:22-24 / Col. 3:18 / I Tim. 2:12).
f) Deve ser administradora do lar: (Prov. 31:10-27 / Tito 2:3-5).
g) Deve ser amante do marido: (I Cor. 7:3-4).

3) E quando a esposa trabalha fora?
Há situações em que as circunstâncias ou planos do casal exigem que a mulher também trabalhe fora, entendemos que é correto a mulher ajudar o marido a trazer o sustento do lar, também é correto que o marido a ajude com os filhos e as tarefas de casa.

4) Cobrança x Estímulo.
Se uma responsabilidade é negligenciada o cônjuge tem o direito de reclamar.
s) Mas faça da forma certa: Críticas contínuas e cobranças ininterruptas não irão ajudar.
t) A forma certa é através do estímulo e não das cobranças exageradas.
u) Não seja excessivamente duro em exercitar seus direitos e opiniões. (Atos. 15:36-40 – II Tim. 4:11).
v) A forma com que falamos é essencial para a felicidade do nosso casamento: (Prov. 10:11, 19, 21, 31,32 / Prov. 12:18 / Prov. 13:2 / Prov. 15:1-3 / Prov. 15:23 / Prov. 16:24 / Prov. 17:27 / Prov. 18:7 / Prov. 18:20-21.).

Conclusão
DINÂMICA: A AMIZADE NO AMOR
Dê uma folha de papel em branco para cada casal.
Cada casal deverá escrever o nome de seu cônjuge o maior número de vezes que puder, de forma legível, durante 2 minutos exatos.
Ex: A Jamyle escreverá o nome do Nilton no papel e no mesmo papel o Nilton escreverá o nome da Jamyle. Quando acabar o tempo se contará o número de nomes escritos em cada papel, quem tiver conseguido escrever a maior quantidade, fará um pequeno comentário sobre a dinâmica e ganhará uma lembrancinha.

Mensagem
A importância que temos de colocar o outro como mais importante que nós mesmos. Os interesses do cônjuge devem ser mais importantes que os seus próprios. Isso é o início para uma boa amizade, sadia e permanente dentro do casamento.
Uma das formas de demonstrar o amor ágape pelo seu cônjuge é cumprindo seu papel no lar, pensando nas necessidades do outro e não nas minhas. Isto fará toda a diferença no relacionamento.

Que Deus nos abençoe!


Adapt.: Simone G. Blunck Schuina
Minist. de Comunhão e Família da Igreja Batista do Paraíso/2009
Cachoeiro de Itapemirim - ES

Simone G. B. Schuina
23-03-10, 04:51 PM
Irmãos, aí vai mais uma ótima dinâmica para encontros de casais. Aproveitem!
Ministra de Educação Cristã Simone G. B. Schuina
Cachoeiro de Itapemirim - ES



PROTEJA O AMOR

Tema: Relacionamentos interpessoais.

Material:
Bolas de soprar (uma para cada participante);
Palitos de churrasco (um para cada participante).

Processo:
• Entregar a cada participante uma bola de soprar e pedir que a encham de ar.
• Pedir que pensem na pessoa que mais amam na vida dizer que a bola representa essa pessoa.
• Dizer que, por isso, devem protegê-la a todo custo de qualquer ataque. Estimular essa proteção.
• Na segunda etapa, distribuir os palitos de churrasco para os participantes e dizer que eles representam os sentimentos negativos que podemos ter para com o próximo, ou do próximo para com eles; as dificuldades do dia-a-dia; etc...
• Estimular, o tempo todo, a proteção à bola de soprar, que representa a pessoa mais amada por cada participante. Lembrar sempre que o palito de churrasco são os perigos à essa pessoa.
• Esperar a reação dos participantes. Sem qualquer orientação para isso, a maioria reage atacando a bola do outro, furando-a com o palito.
• Terminada esta etapa, refletir com todos as reações à dinâmica.


Compartilhar:
- Por que furaram a bola do colega? O comando era para proteger a sua e não atacar a bola do próximo.
- Como esta dinâmica se relaciona com os nossos relacionamentos interpessoais e com o nosso relacionamento com o cônjuge.


Encerre com uma palestra sobre as linguagens do amor.

Deus os abençoe!

Simone G. B. Schuina
23-03-10, 04:55 PM
Dinâmica para casais. Muito boa! MEC Simone G. B. Schuina - ES

COMPROMISSOS NO CASAMENTO
Peça para os casais se arrumarem de forma que o marido esteja ao lado da esposa. De lado mesmo o marido e a esposa se encostarão um no braço do outro. Eles estarão olhando para frente e um ao lado do outro encostados. Agora amarre-os com barbante e depois amarre também o pulso deles. Agora dê a eles algumas atividades para fazerem juntos de forma que o laço do barbante não se desfaça.
Peça-os pra correrem, pularem, ou então dê alguma atividade para eles como pegar algo e deixar em outro lugar e voltar correndo. Ou varrer um pedaço do chão, juntar o lixo e colocar na lixeira etc. Fica a seu critério.
Quem conseguir completar a tarefa sem desfazer o laço do barbante serão os vencedores. Você poderá preparar umas lembrancinhas para presenteá-los.

Mensagem
Escreva no papel o compromisso que fizemos um com o outro no altar. Fale a eles sobre isso, de que devemos estar juntos em compromisso ( união-barbante ) um com o outro em qualquer situação ruim ou boa, não devemos quebrar o compromisso que fizemos diante de Deus com a pessoa que está ao nosso lado e em união com Cristo ( barbante ) que nos sustenta como casal. O compromisso é mais que um sentimento, mas uma aliança que fizemos diante de Deus, portanto, olhe para seu cônjuge e diga a ele o quanto ele é importante para você e que você assumiu um compromisso com ele de que seja em qualquer momento que estejam passando você sempre estará ao seu lado. Faça uma oração com todos os casais renovando suas alianças. Você pode desenvolver essa mensagem. Procure uma passagem bíblica que traz a idéia de compromisso. Ex.: Casamento: Uma aliança eterna com Deus!

Deus os abençoe!

Semerson
03-04-10, 02:09 AM
QUERIDA Adriana Carvalho, SOU PASTOR E ESTAMOS INICIANDO UM TRABALHO COM CASAIS AQUI NA IGREJA. BAIXANDO AS DINÂMICAS, PERCEBI QUE FALTA A DE NÚMERO 13. VOCÊ PODE POSTAR? AGRADEÇO MUITÍSSIMO. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊ, SUA FAMÍLIA E MINISTÉRIO. FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS!

Vanessa Queiroz
16-06-10, 01:36 PM
A paz do Senhor!

Nunca vi tanta coisa boa junta... Deus é bom! Ele separa pessoas preparadas para nos ajudarem.
Estamos montando o ministério de casais na igreja, e eu me apaixonei por tudo que vocês colocaram aqui, estarei orando para que nunca falte sabedoria a vocês!

Beijos!

Rosemeire
08-10-10, 09:19 AM
RECEPÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CASAIS PARA OS RECÉM CASADOS

CAIXINHA:
IMPRIMIR COLORIDO
COLAR NO PAPEL CARTÃO
RECORTAR
DOBRAR E COLAR COM COLA QUENTE PARA FECHAR OS LADOS
DENTRE DA CAIXINHA VOCÊ PODE COLOCAR CHOCOLATES

ENVELOPE:
IMPRIMIR COLORIDO
COLAR NA CARTOLINA
RECORTAR
ESCREVER UMA MENSAGEM BEM BONITA EM UM CARTÃO E COLOCAR DENTRO

Rosemeire
07-01-11, 11:42 AM
Lembrancinha para encontro de casais
Pendure nos pará-brisas do carros

Recorte a cartolina laminada conforme o molde, coloque a fita dupla face e dobre nos lugares indicados.
Faça dois furos com furador de papel, um ao lado do outro.
Passe a fita vermelha pelos furinhos, amarre a fita e cole o lacinho em cima de onde amarrou.
Tire dois pirulito em forma de coração da embalagem e enrole no papel filme.
Coloque os dois pirulitos dentro do espaço vazio e pendure nos pará-brisas do carros.

Daiana Milani
14-03-11, 02:17 PM
Adriana essa dinâmica é bem interessante. Com toda a certeza vou aplicar aos casais.
Deus te abençoe

Rosemeire
15-03-11, 11:12 AM
MENSAGEM PARA USAR EM PALESTRAS PARA CASAIS:

A ABSURDA DECISÃO DE NÃO AMAR O CÔNJUGE
Lissânder Dias do Amaral

A decisão de amar é acompanhada pelo risco de não amar. Nem o compromisso público do casamento extingue tal risco. Amamos quando nos dispomos a dedicar tempo, serviço e coração ao outro. Decidimos não amar quando nosso cônjuge deixa de ser o real objeto do nosso amor e se torna, em nossa fantasia, qualquer outra pessoa -- exceto ele mesmo.

Desvios sexuais, como a pornografia e o adultério, são, na prática, nossa absurda decisão de não amar o cônjuge. Na pornografia, idealizamos um corpo perfeito e não conseguimos dedicar tempo, serviço e coração para amar o corpo imperfeito do nosso cônjuge. Cada ato pornográfico é, no fundo, a decisão de não amar quem um dia decidimos amar. E quanto mais constante e repetitiva essa prática se torna, mais nos afastamos do nosso (verdadeiro) cônjuge. Se não houver cura, chegará o dia em que decidiremos amar definitivamente a fantasia da perfeição sem amor a despeito da realidade da imperfeição com amor.

Já no adultério, falsificamos a nós mesmos e duplicamos nosso cônjuge. Decidimos amar duas ou mais pessoas, não amando, na verdade, nenhuma. Já não há mais foco e dedicação ao amor. Não há uma pessoa inteira ao nosso lado, com sua história, sentimentos, defeitos e qualidades únicas. Há apenas opções de prazer. E já não somos nós mesmos, apenas consumidores de bem-estar. Cometer adultério também faz parte da absurda decisão de não amar o cônjuge. Quanto mais o praticamos, mais reduzimos a quase nada quem um dia decidimos amar.

Amar é uma ordem. Quando Jesus deu essa ordem aos discípulos (Jo 15.12), ele estava estabelecendo um alto padrão de relacionamento para toda a humanidade. Esse padrão é ainda mais relevante no relacionamento conjugal, que tem um grau de intimidade e compromisso muito mais elevado. No entanto, antes de ordenar que os discípulos amassem uns aos outros, Jesus disse que eles deveriam “permanecer no amor dele” (Jo 15.9). Permanecer é decidir diariamente continuar amando, e isso torna a vida maravilhosamente mais bela. À luz desse padrão, decidir não amar é verdadeiramente um absurdo.

• Lissânder Dias do Amaral é coordenador executivo da Rede Mãos Dadas.

REVISTA ULTIMATO
http://www.ultimato.com.br/revista/arti ... -o-conjuge (http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/325/a-absurda-decisao-de-nao-amar-o-conjuge)

Ju Silveira
23-03-11, 10:38 PM
Boa noite, Suelen!
Gostaria de indicar o filme para casais, q é maravilhoso e passa gde lição para casais: "POR QUE ME CASEI?"
E indico também a continuação desse filme: "POR QUE CASEI TAMBÉM?".


Boa Noite,
Gostaria de pedir uma ajuda! Estou precisando de uma sugestão de filme para passar numa reunião de casais. No ano passado fizemos um cinema com o filme " Compromisso Precioso" e foi um sucesso tão grande que queria repetir o cinema, mas com outro filme, e é claro, que fosse tão bom quanto o outro. Verifiquei no tópico filmes, porém, não encontrei indicação de filmes para casais. Alguém teria alguma sugestão????
Agradeço muito!
Suelen

Rosemeire
01-05-11, 12:12 PM
COISAS PRÁTICAS PARA O SEU CASAMENTO

1.Surpreender o cônjuge com mais freqüência – dentro e fora do quarto.

2.Retirar da televisão do quarto ou, pelo menos, não ligá-la quando estiverem na cama.

3.Lembrar de tomar banho a dois (e não reclamar, dizendo que está perdendo tempo ao compartilhar).

4.Aprender a fazer jantares ä luz de vela.

5.Instituir “o beijo de boa-noite”.

6.Aprender a beijar o marido, antes de beijar o gato, quando entrar em casa.

7.Tentar pensar mais no cônjuge do que em você mesmo.

8.Ser honesto com o cônjuge.

9.Amar mais o cônjuge, com defeito e tudo!

10.Parar de importunar o cônjuge quando ele/a quiser ficar sozinho.

11.Comunicar os sentimentos com mais freqüência.

12.Ler um livro cristão sobre casamento e procurar aplicar algum conselho dado pelo autor.

13.Demonstrar mais afeição e se divertir pra valer com o cônjuge!

14.Passar mais tempo juntos: só os dois!

15.Falar “eu te amo” com mais constância.

16.Ler a Bíblia juntos.

17.Fazer um grande e sério esforço de sempre lembrar de ouvir.

18.Perceber quando está na hora de recuar no meio de uma briga.

19.Encontrar tempo um para o outro, não importar a situação.

20.Falar e ouvir de coração.

21.Dar as mãos quando tentaem resolver algo difícil.

22.Relacionar-se com alguém que possa ajudar-lhe com conselhos que sirvam para fortalecer o casamento.

23.Perguntar uma vez por mês: “Querido/a, o que eu posso fazer para melhorar nosso casamento?”

24.Nunca dormir zangada/o.

25.Lembrar que as férias são um ótimo período para agradecermos por tudo que temos e não para se lamuriar pelo que podem ter.

26.Não mais usar joguinhos sentimentais – se sentir vontade de telefonar pra ele/a. 27.Mostrar a ele o seu

melhor lado, não o pior.

28.Aprender a dar e saber receber apropriadamente.

29.Não ligar para os pequenos pontos negativos e, ao invés disto, concentrar-se nos positivos.

30.Aprender a elogiar.

31.Começar a trabalhar as habilidades anti-stress para que possa relaxar a mente e o corpo e, assim, tornar um ser humano normal, ao invés de uma pessoa tão impaciente, rabugenta e deprimente o tempo todo.

32.Fortalecer a relação com o cônjuge, passando com ele mais tempo e com qualidade.

33.Comunicar com as pessoas importantes da vida, elogiando, demonstrando o apreço, mostrando os problemas. Afinal de contas, ninguém lê a nossa mente.

34.Beijar o marido/esposa todos os dias, toda vez que ele/ela sair de casa. Nunca sabemos quando Deus vai chamar alguém.

35.Passar, pelo menos, uma noite sem televisão com meu cônjuge.

36.Beijar o/a marido/esposa todas as noites, quando ele/ela chegar em casa. É uma ótima maneira de começar a noite, sem importar como tenha sido o dia dele/dela.

37.Agendar, sem falhas, pelo menos uma ida com o esposo/esposa por mês. Pode ser só os dois ou com amigos, mas sem as crianças, com tanto que estejas juntos.

38.Pensar em alguma coisa, todos os dias, que a faça grata por ter seu/sua marido/esposa.

39.Passar mais tempo de qualidade com o/a maridinho/esposinha, mesmo que seja só compartilhar uma noite tranqüila em casa, com um delicioso jantar, música suave ou um bom filme.

40.Lembrar dos bons momentos que tiveram juntos e tentar criar mais momentos desses.

41.Usar mais palavras simpáticas, quando falar com meu/minha marido/esposa.

42.Não ficar furiosa/o com seu/sua marido/esposa quando ele/ela não fizer alguma coisa que queira, quando não tiver falado explicitamente sobre o assunto com ele antes.

43.Dizer “por favor” e “obrigada” ao cônjuge, pelo menos, 1 vez por dia.

44.Motivar o marido ou a esposa a aprender a cozinhar, mesmo que isto signifique que eu vá comer espaguete ensopado e frango esturricado.

45.Tomar a iniciativa na cama com mais freqüência.

46.Tentar orar todos os dias com meu cônjuge.

47.Tentar não remoer coisas velhas nas brigas novas.

48.Tentar não criticar o armário dele/dela.

49.Sentar juntinho do meu cônjuge nos cultos de nossa igreja.

50.Surpreender seu cônjuge com um presente que não seja no dia dos namorados, aniversário ou de comemoração de data do casamento

Extraído do site do Ministério Casados para Sempre

Rosemeire
01-05-11, 12:26 PM
Material para líderes de casais: Palestras em power point e em mp3

Neste link você encontra as palestras do Casados em Cristo em power point. A nossa intenção é publicar as palestras em mp3 e a sua correspondente em power point, para facilitar para quem delas necessitar. Algumas ainda não foram disponibilizadas em power point, mas estamos providenciando.

Link:
Palestras em power point: http://www.slideshare.net/ismaelroselei ... er=popular (http://www.slideshare.net/ismaelroselei/presentations?order=popular)
Palestras em mp3: http://palestrasparacasais.blogspot.c om/

Postado por Pr Ismael e Pra.Cleire
http://casadosemcristo.blogspot.com/

Rosemeire
01-05-11, 12:37 PM
PICASA COM ARTESANATO PARA DEPARTAMENTO DE CASAIS:
https://picasaweb.google.com/1089783681 ... RTESANATO# (https://picasaweb.google.com/108978368158523775965/CASAISARTESANATO#)

PICASA COM IMAGENS PARA DEPARTAMENTO DE CASAIS:
https://picasaweb.google.com/1089783681 ... AISIMAGEM# (https://picasaweb.google.com/108978368158523775965/CASAISIMAGEM#)

DICA DE LIVRO: DEUS, CASAMENTO E FAMÍLIA:
http://arsenaldocrente.blogspot.com/201 ... milia.html (http://arsenaldocrente.blogspot.com/2011/06/dica-de-livro-deus-casamento-e-familia.html)

DINÂMICAS PARA REUNIÕES COM CASAIS
http://www.programamomentoscomjesus.c om ... amicas.htm (http://www.programamomentoscomjesus.c om/larcristao/dinamicas/indice_dinamicas.htm)

O LAR CRISTÃO EM ÁUDIO E TEXTO
http://www.programamomentoscomjesus.c om ... ristao.htm (http://www.programamomentoscomjesus.c om/Indices/indice_larcristao.htm)

SITE DO MINISTÉRIO CASADOS EM CRISTO
http://casadosemcristo.blogspot.com/

BLOG AJUDANDO A RESTAURAR O SEU LAR:
http://familiasrestauradas.blogspot.c om/

SITE COM ARTIGOS MARAVILHOSOS:
http://www.clickfamilia.org.br/default.aspx?pagecode=17

ARTIGO: A ESPOSA EXEMPLAR
http://www.emjesus.com.br/index.php?are ... rticle=217 (http://www.emjesus.com.br/index.php?area=mensagens&acao=ler&article=217)

ARTIGO: COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO
http://www.emjesus.com.br/index.php?are ... rticle=187 (http://www.emjesus.com.br/index.php?area=mensagens&acao=ler&article=187)

ARTIGO: O QUE PODEMOS FAZER PARA TERMOS BONS CASAMENTOS?
http://www.macanderson.com.br/site/mensagens/casais/151-um-bom-casamento.html

Rosemeire
30-05-11, 02:01 PM
ENCONTRE REFLEXÕES MUITO BOAS NO SITE DO PASTOR JOSUÉ GONÇALVES!

69 REFLEXÕES SOBRE FAMÍLIA:
http://www.familiaegraca.com.br/portal/ ... ?sessao=12 (http://www.familiaegraca.com.br/portal/artigos.asp?sessao=12)

26 REFLEXÕES SOBRE SEXO NO CASAMENTO:
http://www.amofamilia.com.br/portal/art ... ?sessao=19 (http://www.amofamilia.com.br/portal/artigos.asp?sessao=19)

49 REFLEXÕES SOBRE OS CASAIS:
http://www.familiaegraca.com.br/portal/ ... ?sessao=13 (http://www.familiaegraca.com.br/portal/artigos.asp?sessao=13)

Rosemeire
27-06-11, 08:46 PM
PALAVRA E FAMÍLIA
http://www.palavraefamilia.org.br/site1/

PROPÓSITO DO SITE
Suprir recursos que são bíblicos em conteúdo, atraentes em sua forma, e relevantes ao contexto eclesiástico e familiar brasileiro, nas áreas de vida familiar e exposição bíblica. .
Aqui você encontrará manuscritos de mensagens bíblicas e práticas, livro por livro da Bíblia e também por "tópicos"…artigos práticos sobre a vida e o lar cristão…mensagens gravadas em MP3 para fácil acesso…bibliografias sobre áreas de vida familiar e ministério …e MUITO mais.
Aproveite, e envie seus comentários e suas sugestões.
Que Deus o abençoe!

Rosemeire
28-06-11, 03:23 PM
MATERIAL SOBRE CASAMENTO E FAMÍLIA

NA PARTE DE MENSAGEM TEM AS DIVISÕES:
PASTORAIS
SERMÕES
EM VÍDEO
EM ÁUDIO

O LINK É ESTE: http://hernandesdiaslopes.com.br/

Rosemeire
24-10-11, 04:27 PM
PROGRAMA PARA ENCONTRO DE CASAIS

15794

Este poderá ser um evento que ocorrerá em um local fora da igreja. Sugerimos um dia de lazer em um sítio onde haja ambiente para reunir, pelo menos, de 15 a 20 casais ou na própria igreja no salão de festas (se houver).

SUGESTÕES:

1- Tema – "Construir juntos é melhor"

Divisa – "Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: esforça-te!" (Isaías 41.6 )

2- Atividades – A depender do ambiente onde ocorrerá o evento (jogos, atividades físicas, reflexões, aconselhamento, testemunhos, troca de experiências, música, artes cênicas, arte culinária, filmes).

3- Comissão de organização – Esta Comissão ficará com a responsabilidade de distribuir com outras subcomissões a administração das atividades que deverão ocorrer no Encontro.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
1- Os casais deverão ser previamente convidados para o evento (através de convites impressos, confirmação por telefone ou por e-mail).
2- Se o evento for ao ar-livre, em um sítio, por exemplo, ou em uma casa com espaço aberto, sugerimos o seguinte programa:

PROGRAMA

Recepção aos casais (que deverão ser orientados a comparecer com roupa leve e esportiva)
Atividade para conhecimento (técnica das cores)
Devocional
Grupo de louvor (dirigirá os cânticos)
Recitação do tema e divisa
Oração: Pelos casais
Apresentação da ordem do dia – (Orientação sobre o procedimento das atividades e como serão distribuídas as tarefas. Também deverão ser apresentados os componentes das diversas equipes que trabalharão com o grupo).

1- PRIMEIRA ATIVIDADE

Todos, ao chegar ao local, deverão ter recebido um crachá com cores diversificadas. Neste momento serão convidados a se reunir com seus pares, isto é, com aqueles casais que tenham recebido crachás com cores idênticas. Passarão alguns momentos juntos a fim de se conhecerem melhor. Por exemplo, os nomes, o que fazem, há quanto tempo estão juntos, o que estão esperando do encontro. Após a reunião destes casais, cada grupo deverá ter escolhido o seu representante que falará, aos demais, sobre as impressões colhidas no seu grupo.

2- SEGUNDA ATIVIDADE

Há duas alternativas, a depender do ambiente físico onde o evento ocorrerá.
(a) Se em ambiente fechado, sugerimos que haja a exibição de um filme com conteúdo educativo sobre relacionamento familiar.
(b) Se em ambiente aberto, um campeonato de jogos de mesa ou de futebol ou de voleibol. Nesta atividade sugerimos que sejam os maridos x as esposas.

3- TERCEIRA ATIVIDADE

Deverá ser servido um lanche ao grupo.

4- QUARTA ATIVIDADE

Reflexão: "Como Deus pode nos ajudar a construir?"

5- QUINTA ATIVIDADE

Momentos de aconselhamento: Líderes previamente convidados, que saibam trabalhar com casais, estarão à disposição dos casais em locais diversos para ajudá-los nas suas dificuldades.

6- SEXTA ATIVIDADE

Almoço

7- MOMENTOS DE DESCANSO E DESCONTRAÇÃO

Os casais serão liberados para conversarem e se conhecerem melhor.

8- GRUPO DE TEATRO

Um grupo de teatro, com prática em Encontro de Casais, deverá encenar um momento vivenciado em família. Deverá ter conteúdo formativo e educativo, mas poderá ser apresentado de forma alegre e descontraída.

9- NONA ATIVIDADE

Momentos de louvor: Grupo de louvor com prática em Encontro de Casais, dirigirá momentos de louvor.

10- DÉCIMA ATÍVIDADE

Deverá, neste momento, haver um compromisso entre os presentes, de levar a sério o seu envolvimento com Deus, sua palavra e seus propósitos para a família. Um casal previamente escolhido entre os presentes dará o seu testemunho pessoal.

11- ENCERRAMENTO

Sugestão extraída do site: http://www.ufmbb.org
Via http://ministerioenlace.blogspot.com

Retirado do site: http://arsenaldocrente.blogspot.com/2011/10/programa-para-encontro-de-casais.html

Rosemeire
21-09-12, 12:01 PM
Adoração no Lar

Sumário
1 — Bases teológicas para o Culto Doméstico
2 — Culto Doméstico, um dever
3 — Implantando o Culto Doméstico
4 — Objeções contra o Culto Doméstico
5 — Motivações para o Culto Doméstico

Baixe o livro aqui: http://www.4shared.com/office/imMvwhAE/Adoracao_no_Lar.html

Culto familiar redescobrindo o tesouro
http://www.4shared.com/office/DTtSbLSm/culto_familiar_redescobrindo_o .html

Descobrindo os fundamentos de um lar cristão
http://www.4shared.com/office/_IJ8a5ef/descobrindo_os_fundamentos_de_ .html

Primeiros Socorros para um Casamento Ferido

O Ministério 2=1 é uma um esforço conjunto de três outros ministérios americanos, e realiza uma obra dedicada ao apoio à família e ao fortalecimento dos casamentos, atuando através de palestras, cursos, vídeos e outros materiais.
Eles disponibilizam gratuitamente e em diversas línguas o livro Primeiros Socorros para um Casamento Ferido, de Marillyn Phillipps. O e-book possui possui 32 páginas e está em formato pdf. Um excelente recurso para aconselhamento, que pode ser útil a você e também para ser presenteado a outros que atravessam problemas conjugais.

Para baixar o livro em português
http://www.4shared.com/office/4VkboZXO/primeiros_socorros_para_um_cas .html

E visite o site do ministério: http://www.2equal1.com/

Estes materiais fazem parte do acervo de Biblioteca Virtual Letras Santas, que tem o objetivo de reunir num único lugar livros eletrônicos e materiais diversos de interesse evangélico, LIBERADOS PARA LIVRE CIRCULAÇÃO (não-comercial) POR SEUS PRÓPRIOS AUTORES.

Rosemeire
24-09-12, 12:18 PM
JOGO PARA CASAIS
MINHA PRiMA HACSA É LIDER DE DEPARTAMENTO DE CASAIS, FOI ELA QUEM CRIOU ESTE JOGO.

O PROCEDIMENTO É ESTE:
IMPRIMIR COLORIDO
COLAR NA CARTOLINA
RECORTAR
COLOCAR DENTRO DE UMA CAIXA OU ENVELOPE
ENTREGAR PARA O CASAL.

O CASAL DEVEÁ JOGAR APENAS QUANDO OS DOIS ESTIVEREM SOZINHOS.

19319

Rosemeire
24-09-12, 12:23 PM
Lembrancinhas especificas para eventos que envolvam casais,
Como é difícil encontrar este material, eu adaptei algumas lembrancinhas e inventei vários modelos.

19320

Rosemeire
24-09-12, 12:31 PM
Estudos bíblicos muito bons para casais:

O que toda esposa espera do marido
A necessidade de perdoar...
Estudo sobre casamento
Quer um casamento duradouro?
O prazer chamado casamento

19321

Rosemeire
24-09-12, 12:42 PM
Dinâmicas para casais

99 maneiras de amar a sua mulher

Lembretes

Conselhos aos casais

9 dicas para não deixar o dinheiro destruir a relação

Quebranco o ciclo vicioso

19322

Rosemeire
24-09-12, 12:49 PM
FAZER CARTAZES- PARA Wilce.macae

EU RECORTEI CORAÇÕES NA CARTOLINA DUPLA FACE VERMELHA,
IMPRIMI AS FRASES QUE ENVIO NO ANEXO E PENDUREI NO TETO.
SE VOCÊ PUDER IMPRIMIR COLORIDO NESTE TÓPICO TEM IMAGENS COLORIDAS PARA ENFEITAR.
VOCÊ PODE PROCURAR TAMBÉM FRASES SOBRE AMOR DENTRO DA BÍBLIA OU EM CANÇÕES ROMÂNTICAS.
ABRAÇOS

19323

Rosemeire
24-09-12, 12:53 PM
ESTUDOS:

CASAMENTO: uma dupla de três
O segredo do casamento
Seu casamento não pode afundar

19324

Rosemeire
24-09-12, 01:08 PM
77 decisões importantes com base na bíblia para o seu casamento

19325

Rosemeire
24-09-12, 01:25 PM
FRASES PARA SEREM USADAS EM LEMBRANCINHAS, MURAL, PALESTRAS, ETC.

Casamento é um exercício constante de amor, perdão e renúncia.

A qualidade da vida em família depende do que é falado no lar.

O cristão deve viver de tal forma que não tenha medo de vender o papagaio da família para os fofoqueiros da cidade.
Anônimo

VIDA EM FAMÍLIA - Um Teste para o Caráter

A santidade começa no lar, e a santificação, na pia cheia de louça.
W. F. Batt

Um teste severo para a essência da natureza do homem é como ele é visto pelos membros de sua própria família.
Maldwyn Edwards

Pode ser um bom cristão aquele que gasta sua religião lá fora e não reserva nada para seus relacionamentos mais íntimos no lar...?
William Gurnall

Nenhum culto a Deus tem valor, se entra em contradição com a vida no lar.
G. Campbell Morgan

A marca registrada de um hipócrita é ser cristão em todo lugar, menos em casa.
Robert Murray M'Cheyne

Nenhum homem tem o direito de levantar-se e pregar, se seu lar não estiver alinhado com a palavra de Deus.
Stephen Olford

Se servimos à igreja ou ao Senhor, à custa de nosso dever para com nossos entes queridos e de nossas responsabilidades para com nosso lar, algo está errado no equilíbrio de nossa vida cristã.
Alan Redpath

O melhor teste para um homem santificado está naquilo que sua família diz sobre ele.
C. T. Studd

O lar é um teste importante para o caráter. O que você é em casa será em qualquer outro lugar, quer o demonstre, quer não.
Thomas Dewitt Talmage

19328

19329

Rosemeire
24-09-12, 05:52 PM
Textos muito bons....

19340

19341

19342

Rosemeire
24-09-12, 06:05 PM
NO ANEXO:

Casamento e Noivado: Como desenvolver o amor entre o casal

Lição: Usando sua vida para realizar alguém

O que fazer quando o amor estiver por um fio

União: Um casamento que dá certo

Sintonia: Exercendo a comunicação conjugal

19343

Rosemeire
24-09-12, 06:16 PM
COLETÂNEA DE MENSAGENS:

A poesia do homem que ouve a Deus
Casamento: Identificando fontes de conflito em casa
Compromisso : Um relacionamento conjugal sólido
Controle e Respeito: Os dilemas na relação conjugal
Dificuldades: Homens e Mulheres são diferentes ?
PARA HOMENS: Sacerdote do próprio lar
Relacionamento conjugal : Consertando o outro, é possível ?

19344

Rosemeire
24-09-12, 06:27 PM
Cartãozinho com poesia que minha prima fez para distribuir para os casais.

19345

Rosemeire
28-09-12, 12:17 PM
A Revista Semear tem uma matéria importante chamada "Comunicação familiar" A revista está disponível para leitura on line, você pode acessar pelo site, na página 6.

http://www.revistasemear.com.br/

Rosemeire
28-09-12, 12:39 PM
Vídeos: Esposa Excelente (série) por Martha Peace

1 - Testemunho de Martha Peace
2 - Amando seu Marido (Notas)
3 - Submissão Bíblica
4 - Respeito: A Responsabilidade da Esposa
5 - A Provisão de Deus: Recursos para a Proteção da Esposa (Notas)
6 - Percepções Erradas Sobre a Submissão (Notas)

Editora Fiel oferece este material gratuitamente.
Para ter acesso a este material é preciso preencher um cadastro com nome e e-mail.
Clique Aqui: http://www.editorafiel.com.br/vip/

FONTE: http://arsenaldocrente.blogspot.com

Claudiney
18-03-15, 09:45 PM
Gostaria de receber artigos sobre trabalho com casais.

SandraMac
19-03-15, 12:07 AM
Oi, Claudiney!
No Portal não enviamos materiais por e-mail.
Nossa orientação é para que todos publiquem diretamente no Tópico links e/ou materiais que possa ser usado por todos que acessarem o site.
Compartilhe vc também suas experiências!
Deus te abençoe!!


Gostaria de receber artigos sobre trabalho com casais.