Ver Versão Completa : Planejar ou não planejar, eis a questão!
Roberto
29-05-04, 11:28 AM
A Juerp como outras editoras já tem planejado todo o currículo da EBD para os próximos anos: Grade curricular (http://www.juerp.org.br/index.php?oid=1&cid=17)
A CPAD não trabalha assim, por exemplo: O próximo trimestre atenderá uma necessidade premente surgida nas AD. Refiro-me aos fatos ocorridos na AD de Boston, que envolvia inclusive anjos no culto. Para tal necessidade será estudado no 3º trimestre de 2004 Colossences.
Lição 1 - Uma igreja ameaçada pelas heresias;
Lição 2 - O perfil dos cristãos colossenses;
Lição 3 - A preeminência da pessoa de Cristo;
Lição 4 - O mistério do Evangelho;
Lição 5 - O progresso espiritual;
Lição 6 - O cuidado com as falas doutrinas;
Lição 7 - As heresias e os cultos aos anjos;
Lição 8 - Evidências da nossa união com Cristo;
Lição 9 - Revestidos das virtudes cristãs;
Lição 10 - O relacionamento do cristão;
Lição 11 - A oração e o testemunho do crente;
Lição 12 - Amados e fiéis amigos;
Lição 13 - Instruções e bênçãos nas saudações.
O que seria mais eficaz para a EBD, a organização e planejamento ou a flexibilidade de não se ter algo planejado? O que você acha?
Raquel_Pereira
04-06-04, 11:19 PM
Acho interessante a possibilidade de se incluir assuntos de acordo com a necessidade do momento, não deixando de lado, no entanto o planejamento antecipado dos temas.
Organização e planejamento são essenciais!
Entretando, se for oportuno fazer modificações de acordo as necessidades surgidas, acredito que as mesmas devem ser feitas.
Francisco Lucimar
15-06-04, 10:52 AM
Como já foi dito a Organização e o Planejamento são muito iportante.
Porém entendo eu que seria muito mais adequado, que nossas lições da EBD, comentassem assuntos da nossa atualidade a luz da biblia, porque muitas das vezes nós nas salas de aula da EBD, comentamos assuntos relacionados aos dias atuais.
Francisco Lucimar
15-06-04, 12:22 PM
onde se lê, iportante, leia-se, importante.
desculpe-me!
Roberto
16-06-04, 04:06 AM
onde se lê, iportante, leia-se, importante.
desculpe-me!
Você não precisa fazer uma errata emitindo outra mensagem, basta apenas editar a mensagem http://www.ebd.escoladominical.net/forum/templates/subSilver/images/lang_portuguese_brazil/icon_edit.gif
É muito importante ter um planejamento, mas faz- se indispensável que o Pastor ou eté mesmo o professor da EBD seja flexivel e aberto, dando liberdade para os membros e alunos esclarecer suas duvidas, o lider tem que ser uma pessoa que se importe com seus liderados dando assistência indo de encontro com a pessoa não só ficar falando, falando, mas interagir com o dia a dia do aluno, isso se chama assistencia integral, não só o espiritual, mas o carnal e social, mesmo porque não existe como separar o corpo do espirito...
Acredito que dessa forma não seja preciso mudar o planejamento e sim de acordo com a necessidade de cada pessoa o pastor poderá dar um discipulado pessoal!
É só uma idéia, não estou dizendo que é uma regra...
Josanias
14-02-05, 09:52 PM
GOSTARIA DE OBTER UM MODELO DE PROJETO PEDAGOGICO
FAIXAS DA ESCOLA DOMINICAL.
GRATO.
seria muito bom que as lições infantis também abordassem temas atuais, pois as crianças de hoje vivem num ambiente precoce e merecem ser esclarecidas também na escola dominical sobre os assuntos de falsos ensinamentos igualmente aos jovens e adultos... :idea:
Alisson Nascimento
03-04-07, 02:39 PM
Bem, ano passo estive tendo aula de Gestão Escola Dominical, com o professor Esdra Bentho, este trabalha na parte pedagógica da Lição dos Adolescentes da CPAD, o mesmo deixara escapar em sua aula que a próxima líção do 1º trimestre de 2007, que a revista viria com novo visual e divulgou o tema. Então entendi naquela deixa dele que a EBD trabalha com planejamento, porém não divulga sua grade curricular, deixando um ar de curiosidade para o aluno:"qual será o tema da próxima revista?"
PAz. :wink:
Edson Dias
18-05-07, 01:57 PM
planejamento antecipado é fundamental, porém adequa-los a realidade do momento, é mostrar que não somos um povo alienado. Temos um olho no futuro sem esquecer a realidade do presente.
Gleise Kochem
04-03-08, 09:48 PM
temos que tomar cuidado em não padronizar a EBD.Porém se quem está planejando está debaixo de oração, buscando a vontade de Deus, tenho certeza de que fará o melhor. A palavra de Deus não volta vazia, nunca!
Ruycker
11-04-08, 05:52 PM
Creio que o plenejamento seja essencial. Porém o planejamento ideal considera o inesperado, ou seja, faz parte do planejamento a inclusão de assuntos de necessidade extraórdinárias, como foi o caso do ocorrido na ad de Boston citado por roberto. Cabe a equipe da EBD desenvolver, analisar e elaborar bons planejamentos nesse sentido. Afinal, "crer é também pensar".