PDA

Ver Versão Completa : Desenho invisível!



Roberto
03-05-05, 08:23 AM
 Desenho Invisível

Essa atividade poderá ser desenvolvida na história da arca de Noé.

  Materiais:
  -1 vela
  -cartolinas coloridas
  -papel sulfite
  -1 caixa de papelão
  -tinta à base de água
  -pincel.
 
  Como preparar:
O professor aponta a vela com um estilete. Cubra o corpo dela com cartolina, e enfeite como quiser: Ela será seu lápis de tinta invisível;

Decore a caixa também com cartolina;

Misture a tinta num copo e corte pedaços iguais de sulfite para desenhar.

  Desenvolvimento
Pergunte às crianças qual o seu animal favorito na história bíblica. Desenhe com o lápis de tinta invisível o primeiro animal apresentado, e depois continue desenhando esse mesmo animal em todas as folhas, como se estivesse desenhando os que foram ditos pelas outras pessoas.  se o animal dito for um pato, por exemplo, desenhe um pato em todas as folhas. Ponha os desenhos na caixa e peça a um aluno que escolha um. Diga que a figura escolhida é um pato. Pinte em volta da figura e o pato aparecerá.

 A explicação científica:
A vela de cera é feita de óleo, e o óleo não se mistura com a água. Quando desenhamos com a vela, o desenho fica  invisível, mas quando o pintamos com a tinta à base de água, a tinta molha o papel onde não há
cera, contornando assim o desenho e permitindo que o vejamos.

Roberto
03-05-05, 12:48 PM
:umm: Humm! Acho que ficaria bem legal na história de Balaão quando a mula empacou vendo um anjo que não era visível para Balaão.
Ou também em outras histórias com animais.

pepe_oliveira
25-02-06, 10:41 AM
:wink: ta bem legal, é fácil e divertido de se fazer!vou tentar com as crianças da minha igreja! :D  :lol:  :|-|:

Roberto
25-02-06, 10:44 AM
:wink: ta bem legal, é fácil e divertido de se fazer!vou tentar com as crianças da minha igreja! :D  :lol:  :|-|:

Humm... Eu não fiz essa atividade, realmente não sei o efeito visual. Depois você nos conta como foi, ok?  :wink:

kgcart
01-08-07, 12:13 PM
Oi Pessoal, eu já fiz algo semelhante e deu muito certo....
na verdade era sobre Elias e nuvem.... só que ao invés da vela, usei giz de cera branco e o efeito é o mesmo....
Super beijinhos

Edna Lúcia
08-04-08, 03:15 PM
achei muito interessante (aliás, como tudo aqui) e vou usar a idéia com minhas crianças. Obrigada.

TANIA SANTOS
10-05-08, 04:10 PM
Já trabalhei com esse recurso para falar com as crianças que muitas vezes cometemos pecados que ninguem vê, mas aos olhos de Deus nada fica oculto.
Foi muito interessante e surtiu bastante efeito.

ProfaSimonep
07-07-08, 11:39 AM
Olá, essa técnica pode ser usada substituíndo a vela por giz de cera branco e anil líquido.

GislaneDuarte
03-08-08, 11:57 AM
gostei muito dessa ideia!!!!
vou usa-la com as minhas crianças....creio que elas vão amar!!!
brigada!!!!

Roberto
02-07-17, 01:01 AM
https://www.youtube.com/watch?v=e5uhp6mSNfo