PDA

Ver Versão Completa : Jacó e Esaú



SandraMac
24-04-05, 10:09 AM
Os irmãos gêmeos Esaú e Jacó.

Roberto
24-04-05, 11:23 AM
Diorama Jacó & Esaú
31724
O ideal é imprimir em papel com 180 de gramatura.
Se imprimir em papel CHAMEX, cole em cartolina e recorte para que as figuras fiquem firmes.

Baixe do arquivo anexo:
- Isaque na tenda
- Jacó
- Rebeca e Esaú

Roberto
24-04-05, 11:26 AM
30780

Imprimir em papel gramatura 160g;
Recortar nas linhas contínuas em negrito;
Dobrar nas linhas pontilhadas;
As dobraduras irão formar os personagens de forma correta.

Roberto
24-04-05, 11:59 AM
Teatro de sombras Esaú e Jacó

Jacob modelo com braço móvel opcional
Se você quiser fazer um movimento de braço no fantoche, você vai precisar de 2 pequenas bailarinas (siga a linha pontilhada), .

Você pode usar sua criatividade para colocar um arco de caça no punho de Esaú, se quiser.
Você também pode dar a Esaú um braço móvel, se desejar; (Usar o mesmo modelo do braço Jacó);

Anexo o template de uma tenda

SandraMac
24-04-05, 11:59 AM
Jacó e Esáu
Atividade de colagem para JARDIM e PRIMÁRIOS
20206

Leve um pedaço de cartolina para cada aluno onde irão fazer a colagem.
Imprimir os moldes em papel bege.
As crianças irão pintar e recortar.
Colar na cartolina.

Acrescentar os detalhes que irão dar vida ao trabalhinho, tais como:
- cabelo "ruivo" de lã para o Esaú
- fiapos de lã para os braços de Esaú
- leve grãos para colar no caldeirão (para fazer de lentilha)
- colar olhos animados nos bonequinhos.
- papel vermelho para o fogo (pode ser celofane ou papel criativo mesmo)

clique para salvar e imprimir.

20207 20208

Rosemeire
24-04-05, 11:59 AM
Esau e jacó - atividades diversas

Taina
24-04-05, 11:59 AM
Jacó e Esaú

SandraMac
26-04-05, 10:29 AM
Esaú e o prato de lentilhas.

Rosemeire
26-04-05, 11:37 AM
GUISADO DE LENTILHAS À MODA DE JACÓ

Ingredientes:
500 g de lentilhas secas;
1 kg de costeletas de carneiro frescas (não salgadas);
2 dentes de alho esmagados;
1 cebola picada;
1 folha de louro;
2 colheres de azeite;
sal a gosto.

Preparação:
Cozinhe as costeletas de carneiro em água e sal, na panela de pressão, durante 10 minutos. Coza lentilhas à parte, até os grãos ficarem macios, tendo o cuidado de não permitir que se desmanchem. Escorra a água e reserve-a para ser usada como caldo, posteriormente.
Faça um refogado de azeite com alho, cebola e um pouco de sal, e junte aí as lentilhas cozidas e as costeletas, mais uma folha de louro. Misture tudo muito bem para ganhar gosto e acrescente o caldo reservado, deixando em fogo brando até engrossar o caldo. Sirva o prato quente, acompanhado de arroz branco.

Alice Mariotto Kater In Culinária do tempo de Jesus

Roberto
27-04-05, 10:00 AM
Pegue desenhos no site => www.ebdonline.com.br (http://www.ebdonline.com.br)
______________________________ ______________________________ _____________

Esta atividade poderá ser desenvolvida na história de Esaú e Jacó.
Ao contar a história faça com que seus alunos toquem a pelúcia que simula o braço de Esaú, de preferência de olhos fechados.
Desenhe um braço em cartolina.
Cole por cima a pelúcia para dar a ideia de braço peludo.

Material necessário:
1 - Papel criativo ou cartolina Color Set (não utilize papel ofício comum porque ele não tem a espessura adequada);
2 - Tecido pelúcia; esse tecido você encontrará em lojas de tecido
3 - Cola

SandraMac
27-04-05, 10:34 AM
Jacó engana seu pai!
Desenhos e figuras no anexo.

SandraMac
28-04-05, 10:39 AM
O Sonho de Jacó.
Desenhos, figuras e atividades no anexo.

Roberto
28-04-05, 11:02 AM
Diorama sonhos

13 Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência.

14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.
15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.

16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.
(Gn 28:13-16)





Todos sonham, especialmente as crianças, os quais são sonhos muitas vezes mais intensos, mais animados e mais assustadores do que os dos adultos. Converse com eles sobre os sonhos!

Quem teve um sonho memorável? O que despertou com sentimentos ainda do sonho?

Os sonhos são gerados devido a funções fisiológicas! Isso não significa necessariamente que devemos
procurar mensagens neles, especialmente relacionadas ao futuro.

Jacó estava sozinho. Longe de casa, da família. Esta é uma conseqüência do pecado: a própria punição.
O Senhor, no entanto, não nos deixa sozinhos, ele tem o encontrou na estrada, em meio a todas as dificuldades. Jesus também nos prometeu "Eu estarei sempre convosco, até ao fim" (Mt 28,20).


26812

Imprimir em papel gramatura 160 ou 180g;
Colorir;
Dobrar nas linhas pontilhadas;
Colar a escada;
Nas janelas desenhar ou colar figuras de anjos.

Roberto
28-04-05, 11:02 AM
31677


Imprimir em papel gramatura 160g;
Colorir;
Caixa de leite ou suco

Roberto
28-04-05, 11:51 AM
O sonho de Jacó em tirinhas

15807

15809

Utilize papel gramatura 180 ou 200g

Roberto
28-04-05, 11:51 AM
Escada de Jacó pop-up

16074

16075
Clique no desenho e depois clique do lado direito do mouse em .... salvar como


Você poderá utilizar figuras mais elaboradas encontradas aqui mesmo no portal.

Roberto
28-04-05, 11:51 AM
22427
O Sonho de Jacó.
4 figuras para flanelógrafo - no arquivo anexo zipado.

Roberto
28-04-05, 11:51 AM
Escada de Jacó feita com palitos de picolé. Nas lojas especializadas você os encontra em vários tamanhos.

25922

SandraMac
28-04-05, 11:51 AM
17429
A escada de Jacó - feita de rolinho de papel

Material
Molde dos anjos
Canetinhas e lápis de cor
Cola
2 rolinhos de papel higiênico
3 palitinhos de sorvete

Uma atividade fofinha para fazer com a turma do Maternal e Jardim.
fonte: http://www.sundayschoolcrafts.net
Pegue o molde abaixo:

17430

SandraMac
28-04-05, 11:51 AM
19492
O sonho de Jacó - atividade para fazer com a turma do Maternal, Jardim ou Primários
Uma colagem linda que vai agradar às crianças.
São duas folhas para vc imprimir, uma com as figurinhas e a outra é a base do trabalho, com o cenário e o versículo.
O versículo da folha do anexo está em português, claro! :rolleyes:
Imprimir em papel com 180 de gramatura.
As crianças vão amar!

SandraMac
28-04-05, 11:51 AM
20217
o sonho de Jacó

PARA RECAPITULAÇÃO - do Jardim aos Juniores
Use alguma figura deste tópico mostrando Jacó dormindo.
Faça a escada de papel cartão.
No saquinho coloque anjinhos com o valor dos pontos.
(no Forum de Cliparts tem um tópico só de anjinhos)

Dividir a turma em 2 grupos e fazer o sorteio das perguntinhas.
Conforme forem acertando, o anjinho vai para a escada.

Lembre-se de levar mimos para a turma vencedora!!

Não tem moldes. O que vale é a ideia! :rolleyes:

Taina
28-04-05, 11:51 AM
O SONHO DE JACÓ - lição completa para Maternal

Débora.Camargo
28-04-05, 11:51 AM
Jacó dorme e sonha com uma escada em direção ao céu.
Cole pedacinhos de palito de fósforo ou canudinhos na escada.
Essa atividade pode ser aplicada apartir do maternal também

KekelRaquel28
28-04-05, 01:10 PM
mais uma sugestão de atividade para essa aula.

20216

Roberto
28-04-05, 01:55 PM
Diorama escada de Jacó
Deus enviará ajuda do Céu

Onde Jacó deitou-se para dormir?

Ele deitou no chão, com uma pedra como travesseiro.
O que ele sonhou?
Havia três coisas.
1. Sonhou que havia uma escada que se estendia desde o Céu para a Terra;
2. Havia anjos sobre ele;
3. Deus estava no topo da escada no céu, falando com ele. Deus prometeu-lhe uma grande bênção.

26221

Imprimir em papel gramatura 180 ou 200g;
Se a qualidade da impressão não estiver a contento, reforce os traços com caneta hidrocor preto,
Peça aos alunos colorirem as três peças do diorama;
Colar em uma caixa de papelão as três peças do diorama;
Na parte de trás do projeto, cole uma tira para dar suporte e estabilidade;

Roberto
29-04-05, 10:21 AM
Jacó chega ao poço de Harã Os alunos irão criar um trabalho manual com Jacó fazendo um movimento pop-up movendo a pedra da abertura do poço para que Raquel pudesse retirar água.

29512
29513

Faça um exemplo para mostrar as crianças

Introduza a atividade:

Alguma vez você já tentou mover algo muito pesado? Quais são as partes do nosso corpo que podem nos ajudar a mover coisas pesadas? (ombro, pernas,costas); Imagine o que deve ter sido como para Jaco mover a pesada rocha da boca do poço. Pense o quanto ele deve ter trabalhado e quanto ele deve ter amado Raquel para fazer isso.

Texto bíblico

29 1 Então, pôs-se Jacó a pé e foi-se à terra dos filhos do Oriente. 2 E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço. 3 E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber às ovelhas, e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar. 4 E disse-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de Harã. 5 E ele lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Naor? E disseram: Conhecemos. 6 Disse-lhes mais: Está ele bem? E disseram: Está bem, e eis aqui Raquel, sua filha, que vem com as ovelhas. 7 E ele disse: Eis que ainda é muito dia, não é tempo de ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide, e apascentai-as. 8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. Jacó encontra Raquel 9 Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora. 10 E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a bocado poço, e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. (Gn 29:1-10)

29514

29515

29516

29517

SandraMac
29-04-05, 10:55 AM
Jacó conhece Raquel e vai trabalhar para seu tio Labão.
Figuras, desenhos, atividades no anexo.

Roberto
29-04-05, 11:31 AM
Jogo Rebanhos salpicados e malhadas

29519


Objetivo: O objetivo do jogo é coletar o maior número de cartões, agarrando rapidamente
a qualquer momento os você veja de 3 tipos iguais.

Configuração: embaralhar as cartas sem olhar. Espalhe as cartas de face para baixo no
centro da área de jogo ao alcance de todos os jogadores. Os cartões devem se sobrepor.

Ordem de jogo: Comece com qualquer um e mova no sentido horário.

Como jogar:
1. O jogador que tenha a vez vira uma carta para cima no topo da pilha de cartões;
2. Todo mundo olha para ver se há 3 de um mesmo tipo (que não vai acontecer por várias voltas pelo menos);
3. Se não houver nenhuma correspondência, o cartão é deixado com a face para cima na pilha e o próximo jogador vira para cima um outro cartão. Isto continua em torno do grupo até que uma trinca, três cartas idênticas apareça;
4. Regra Opcional de "alarme falso": Se um jogador se apoderar de um cartão quando não há
três de um tipo ou apreender o cartão errado, ele ou ela perde um cartão anteriormente ganho;
5. O jogo termina quando todas as cartas foram viradas para cima. Todos os jogadores, em seguida, contam seus cartões ganhos. Quem tiver a maior quantidade de trincas ganha o jogo.

Roberto
30-04-05, 10:26 AM
Deus manda Jacó tornar à terra dos seus pais - Gênesis 31

Ajude Jacó a preparar as malas
Colar as bagagens sobre o camelo

251482514925150


Quais as bagagens diferentes?
2515125152


Faça um corte no caemlo na linha indicada e insira a bagagem
25153

SandraMac
01-05-05, 10:04 AM
Jacó luta com o anjo do Senhor!

"A luta do patriarca Jacó com o Anjo do Senhor ocorreu na região do vau (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé) do rio Jaboque.
A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia.
O Jaboque é um afluente do rio Jordão e desemboca neste, entre o mar da Galiléia e o mar Morto.
Seu curso tem aproximadamente 130 quilômetros.
E o texto do livro de Gênesis 32:22-30, relata a luta dramática de Jacó com o Anjo, que levaria ao surgimento do povo de Israel, bem como ao aparecimento do Messias e sua consequente obra salvadora que alcançou toda a humanidade."
Leia o texto completo aqui: http://www.rudecruz.com/jaco-luta-com-anjo-no-vau-do-jaboque.php

.........................

SandraMac
02-05-05, 10:08 AM
Esaú e Jacó se reencontram e fazem as pazes!
Desenhos, figuras, atividades no anexo.

Adriana Guimarães
26-04-08, 04:45 PM
Potinhos de chamito (ou Yakult) para as crianças colocarem os dedos por trás e recontarem a história

SandraMac
13-04-09, 03:59 PM
** PASSATEMPOS **
clique na figura para salvar em tamanho grande
.............................. ......................
1732531772

3177331774

32213

Sheilinha
14-05-12, 09:58 PM
Postando figuras para esta história.

ELIANEVANDRADE
05-06-12, 08:10 AM
Quando contei a história de Esaú e Jacó durante a lição, ao falar de Esaú ensinei as crianças a simularem o lançamento de uma flecha.
Ao falar que Esaú era cabeludo e Jacó não, passei em cada cadeira verificando as costas das mãos das crianças.
E depois pedi que elas fizessem o mesmo.
No fim da aula fiz duas fileiras, uma de frente à outra, e brincamos de Esaú e a caça.
Uma fila era a caça e a outra Esaú.
A caça só era atingida ao meu sinal e quando isso acontecia eles caíam.
Os "Esaús", ao meu sinal, lançavam as flechas.
Eles amaram.

Poderia fazer também uma brincadeira de pega-pega, alguns representando Esaú e outros Jacó, mas isso exige mais espaço.
Espero que minhas ideias sejam úteis.
Abraços!

Fabianafsb
10-01-13, 02:20 PM
JACÓ e ESAÚ=> ATIVIDADES VARIADAS

20243 20244

20245 20246 20247

Roberto
13-05-14, 02:10 PM
A história de Jacó em copos descartáveis


25091

Você vai precisar de copos descartáveis em vários tamanhos para:
Jacó, Raquel, Léia, Os filhos de Jacó, o pessoal de Jacó, Labão
Caneta marcador para pintar os rostos.


Conte a história (colocar sobre a mesa Jacó e Labão)
Jacó foi enganado por Labão. Ele tinha se casado Léia mas era Raquel que ele queria. Para isso, ele teve que trabalhar novamente sete anos para que pudesse casar com Raquel.

14 anos se passaram, e Jaco teve saudades de casa, então ele disse a Labão: "Dá-me as minhas mulheres e crianças, e deixe-me ir embora. Eu tenho trabalhado muuuuito para você e você já viu como Deus o tem abençoado por meu trabalho.

(colocar sobre a mesa mais ovelhas)

25092

Para fazer a ovelhas utilize caixas de ovos. Recorte os bojos das cartelas e cole algodão e os olhinhos. Os olhos são muito baratos. Utilize algodão branco e outro em tonalidade mais escura para fazer a distinção que a história pede.

25093

Labão não queria que Jacó se afastasse, porque ele viu que através dele Deus o abençoou muito e ele se tornou muito rico. Então Labão insistiu que Jacó ficasse. "Ficarei aqui se você pagar o que eu mereço", disse Jacó, " os teus poucos animais tornaram-se enormes rebanhos. Mas agora eu tenho que pensar na minha família ", Labão disse: " Bem , diga-me quanto devo lhe pagar?

Jacó disse: "Nada! Voltarei a cuidar do seu rebanho e toda ovelha que nascer preta, com manchas pretas eu gostaria que você me desse como uma recompensa. Remova todos os cabritos brancos do rebanho brancos.
Então, Labão disse "eu concordo ", ele pensou que nenhum outro animal manchado podesse nascer.

Mas Jaco sabia o que fazia, usou a casca de uma árvore em particular no cocho dos animais quando eles se acasalam, em seguida, o animal manchado nascia.

250892508825087


Jacó e suas esposas

25090

SandraMac
19-04-16, 07:12 PM
Deus mudou a vida de Jacó!
Clique 2 vezes para ler, salvar e imprimir.
31776

Roberto
28-02-19, 08:44 PM
https://www.youtube.com/watch?v=ltBFVq-tt9w


Material necessário:

- Fita adesiva banana (dupla face);
- Fita adesiva dupla face;
- Tesoura
- Lápis de cor
- Imprimir em papel 160g

Roberto
28-02-19, 09:59 PM
A reconciliação de Esaú e Jacó



https://www.youtube.com/watch?v=90qZEpL1AJI

Roberto
10-03-19, 12:34 AM
34966

Taumatrópio (http://www.escoladominical.net/showthread.php?6597-Taumatr%F3pio-(Pi%E3o-m%E1gico))

Roberto
22-08-19, 11:43 PM
9 visuais

35121

Roberto
29-09-19, 12:46 AM
"Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá" Gênesis 28:15
Leia o texto com atenção, porque Deus também nos dá essa promessa. Se escutarmos com atenção e fizermos o que Ele diz
Ele sempre estará conosco.

35194

Corte a tira e dobre na linha pontilhada
Corte a linha preta ao longo das figuras dos anjos

Cole as extremidades da tira contra. É assim que você consegue um base redonda.
Você vê traços nela; corte cuidado para fazer slots aonde os circulos repousarão.
Coloque o menor círculo entre os dois slots frontais.
Em seguida, coloque o segundo círculo com estrelas entre os slots do meio.
E, finalmente, o maior círculo nos slots de trás.
Agora puxe escada com o figuras de anjos para a frente para que fique sobre os outros dois círculos.

Roberto
14-06-21, 10:29 PM
Os filhos de Jacó

https://youtu.be/mhQiEEGQ7Z0

Roberto
09-08-21, 01:45 AM
A Idéia: Revise a história de Jacó e Esaú e mostre a troca do direito de primogenitura de Esaú por uma tigela de ensopado de lentilha vermelha .
Imprimir em papel gramatura 160 ou 180g; e
Bailarina

Roberto
12-01-22, 11:52 PM
Os filhos de Jacó em palitos de picolé

Genesis 29:32-35; 30:4-8, 9-13, 17-21, 24

Roberto
13-01-22, 12:00 AM
Os filhos de Jacó em palitos de picolé

Genesis 29:32-35; 30:4-8, 9-13, 17-21, 24

Roberto
07-09-23, 08:31 PM
https://www.youtube.com/watch?v=DTv4NZBvj_I&t=12s